Há mais de 20 mil vagas para alunos novatos em escolas estaduais integrais de Pernambuco. Matrícula já pode ser feita

Matrícula, exclusivamente pela internet, poderá ser feita até 23 de dezembro. Nas escolas integrais, maioria das vagas é para 6º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio
Margarida Azevedo
Publicado em 23/11/2022 às 13:01
Nas escolas integrais de Pernambuco, jornada é maior que nas unidades regulares Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


As matrículas para alunos novatos que em 2023 vão estudar nos colégios estaduais de Pernambuco começaram nesta quarta-feira (23) e vão até 23 de dezembro, exclusivamente pela internet.

O ano letivo na rede estadual de Pernambuco começará em 2 de fevereiro. Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual a matrícula é automática.

Para os novatos há 20.602 vagas em escolas integrais, sendo 5.926 para o ensino fundamental e 14.676 para o ensino médio. Esse número representa um terço do total de vagas para toda a rede estadual (considerando escolas regulares e integrais), 62.711 vagas.

A maioria dessas vagas das unidades integrais é para estudantes que vão cursar o 6º ano do ensino fundamental (pelo menos 5 mil) ou o 1º ano do ensino médio (mais de 13 mil).

Quem optar pelo ensino integral vai estudar de 7h30 até 14h40 se for do ensino fundamental ou das 7h30 até 17h no ensino médio.

Até 11h30 desta quarta-feira, segundo a Secretaria Estadual de Educação, já haviam sido preenchidas cerca de 1.500 vagas para o fundamental das escolas integrais e 1.600 do ensino médio.

ONDE TEM ESCOLA INTEGRAL EM PERNAMBUCO

Em 2023, Pernambuco terá mais 59 novas escolas ofertando o ensino integral, totalizando 637 colégios funcionando em jornada ampliada, espalhadas por todas as regiões do Estado.

Para o ensino médio, a rede estadual tem pelo menos uma escola integral em cada um dos 184 municípios pernambucanos. 

Já com ensino fundamental, haverá escolas, na Região Metropolitana, em 2023, nas cidades de Recife, Olinda, Igarassu, Camaragibe e Paulista.

No interior,  as opções de ensino integral para o fundamental são nas cidades de Gravatá, Buenos Aires, Tracunháem, Timbaúba, Itambém, Salgueiro, Tuparetama, Serra Talhada, São José do Egito, Petrolina, Arcoverde, Ibimirim, Pesqueira, Sanharó, Inajá, Sertânia, Jatobá e Tacaratu.

Também em Surubim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Macaparana, Carpina, Timbaúba, Mirandiba, Granito, Pesqueira, Custódia, Arcoverde, Bezerros e Salgueiro

COMO REALIZAR A MATRÍCULA

Familiares ou responsáveis pelos estudantes, se forem menores de 18 anos, ou o próprio aluno, caso seja maior de idade, deverão acessar o site www.matricularapida.pe.gov.br para reservar a vaga.

Para efetuar o cadastro, é preciso informar, sobre o estudante:

- nome do(a) estudante e data de nascimento;
- nome da mãe, do pai ou do(a) responsável;
- endereço de residência com CEP e telefone para contato;
- informar a escola de origem e última série em que estudou
- número de um dos seguintes documentos do estudante: Carteira de Identidade , CPF ou certidão de nascimento ou de casamento

PASSO A PASSO

Ao acessar o portal da matrícula, deve-se indicar a escola e a série que o aluno pretende estudar em 2023.

Pode-se consultar as escolas buscando pelo nome da unidade de ensino, pela cidade ou pelo bairro.

MATRÍCULA PRESENCIAL

Depois de realizado o cadastro, será necessário efetivar a matrícula, presencialmente, em janeiro, entre os dias 2 e 13.

TAGS
educa pernambuco matrícula
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory