Com Estadão Conteúdo
A primeira fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2023, principal porta de entrada da Universidade de São Paulo (USP), aconteceu neste domingo (4).
A prova trouxe questões interdisciplinares, com temas variados, em grande parte relacionados ao Brasil. Entre os assuntos abordados, estavam as milícias cariocas, o uso do termo "colaborador" nas empresas e a proposta do governo Jair Bolsonaro de extinção de proteções a manguezais barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A primeira fase da Fuvest 2023 abordou questões de gênero, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, a participação feminina na política e a relação com raça, com base na mulher negra ter menor prestígio e remuneração no trabalho.
O ambiente profissional também foi abordado na Fuvest 2023 a partir de um texto do sociólogo Jessé Souza, que abordava a difusão do termo "colaborador", em vez de funcionário, nas empresas.
Temas relacionados ao meio ambiente tiveram destaque na Fuvest 2023, como o efeito estufa e o uso de fertilizantes e agrotóxicos.
Em outros temas, questões abordaram as relações do Brasil com outros países da América Latina, como similaridades com o Equador e o México.
No caso da ditadura militar, foi abordado um momento histórico anterior ao golpe: o "Comício das Reformas", feito pelo então presidente João Goulart na Central do Brasil, em março de 1964.
A primeira fase da Fuvest 2023 também trouxe questões sobre leituras obrigatórias da Fuvest. Uma delas se referia a Angústia, de Graciliano Ramos, relacionada a uma frase de Santo Agostinho sobre a medição do tempo.
Trechos de textos de Carlos Drummond de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda também foram apresentados.
Ao todo, a prova da primeira fase da Fuvest 2023 contou com 90 questões interdisciplinares de múltipla escolha, que envolviam as áreas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Todas tinham cinco alternativas e apenas uma opção correta.
Quando é a segunda fase da Fuvest?
A lista de aprovados na primeira fase da Fuvest 2023 sai no dia 16 de dezembro, no site da Fuvest.
As provas da segunda fase da Fuvest 2023 devem acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.
Veja o gabarito da primeira fase da Fuvest 2023
O gabarito e o conteúdo foram divulgados no site da Fuvest no início da noite.
A Fuvest 2023 contou com 114,4 mil inscritos, sendo 104 mil candidatos e 10,3 mil "treineiros", estudantes dos primeiros anos do ensino médio. Para 2023, a USP oferece 8.230 vagas de ingresso pela Fuvest.
Confira a relação candidato vaga Fuvest 2023
Entre os cursos, a graduação em Medicina em São Paulo é a mais concorrida na Fuvest 2023, com 118 candidatos por vaga.
Na sequência, os com mais procura são Medicina em Ribeirão Preto, com 95,9 candidatos por vaga, e Medicina em Bauru, com 78,3. Psicologia e Relações Internacionais, ambos na capital paulista, compõem o topo da lista, com, respectivamente, índices de 70,6 e 54,7.
Confira a tabela completa da relação candidato vaga Fuvest 2023.