O governo Paulo Câmara confirmou, nesta segunda-feira (12), que lançará nos próximos dias um terceiro concurso para a educação de Pernambuco. Desta vez, as vagas serão para professores do Conservatório Pernambucano de Música, para as escolas técnicas (educação profissional) e para educação especial (docentes intérpretes de Libras e brailistas).
Nesta segunda-feira (12), o governador anunciou a homologação do resultado do concurso para professor. Foram aprovados 2.907 docentes. A seleção teve 45.390 candidatos e o resultado final saiu em 22 de novembro.
Está em andamento outro concurso para preencher 596 vagas, sendo 500 de analista em gestão educacional e 96 de assistente administrativo. Para o primeiro cargo houve 26.920 inscritos e para o segundo, 50.389 candidatos. As provas objetivas ocorreram em outubro.
Segundo o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, o edital prevê que o resultado final só será liberado em fevereiro de 2023.
NÚMERO DE VAGAS
No texto enviado para a imprensa nesta segunda-feira, a assessoria do governador Paulo Câmara informa que "além do concurso para professor da educação Básica, o Estado já realizou certames para analista em gestão educacional e assistente administrativo educacional. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação e Esportes deve divulgar um terceiro edital, para professor do Conservatório de Música, da educação profissional e especial, totalizando 3.714 vagas".
O texto não detalha o número de vagas para esse terceiro edital que ainda será lançado. Mas considerando que a informação da gestão é que no total os três concursos somam 3.714 vagas, o terceiro concurso terá, portanto, 211 vagas, número bem abaixo do estimado por Marcelo Barros. Ele havia dito que a previsão era abrir cerca de 500 vagas.
Nos dois concurso já abertos foram 2.907 vagas para professor da educação básica, 500 para analista de gestão e 96 para assistente administrativo. Restam então, considerando o total de 3.714 vagas divulgado pelo Palácio do Campo das Princesas, 211 vagas para o terceiro concurso a ser lançado.
O JC pediu o detalhamento das vagas do terceiro edital, mas até a publicação dessa matéria não havia tido resposta.