O ano de 2023 já está batendo na porta e para quem tem filhos em idade escolar a fase de matrículas e de definição de como será o novo período letivo é algo que sempre ganha importância nesta época de final de ano.
No Colégio Saber Viver não é diferente. Com o lema “Educação para toda a vida”, a instituição atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e, em 2023, passará a contar também com o Ensino Médio.
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Karla Bárbara Albuquerque, explica que o planejamento para o próximo ano letivo está sendo realizado desde junho, com foco na adequação do material para o vestibular seriado e para o Novo Enem. É feito também um planejamento de atividades disciplinares e transdisciplinares.
“O novo Ensino Médio prevê que o aluno entenda a aplicabilidade do conhecimento que está na escola no mundo. A gente está sempre destacando as atividades de planejamento na visão de um aluno mais participativo, reflexivo, com conteúdos direcionados para a inovação em tecnologia e para as metodologias científicas; de modo que este aluno seja um cidadão ativo, atuante e construtor de uma sociedade melhor”, destaca Karla Bárbara Albuquerque.
Ela ressalta que um dos diferenciais do Saber Viver é a formação integral do estudante, incluindo não apenas conhecimentos cognitivos, mas também aspectos socioemocionais, intrapessoais e interpessoais.
Questões como empatia, que é a preocupação de se colocar no lugar do outro, e ainda de ter consciência de que os posicionamentos podem ser transformadores da sociedade são aspectos que permeiam a filosofia da Colégio na sua missão, desde a Educação Infantil até o encerramento da educação básica, no Ensino Médio.
No Colégio Saber Viver, a intenção é que o estudante seja protagonista do seu aprendizado, atuando dentro e fora da escola – aplicando os conhecimentos obtidos no ensino formal no seu cotidiano, com os seus contextos.
“O lançamento do Ensino Médio vem para a gente formalizar todos os aspectos que a escola já traz desde a Educação Infantil. Formar o cidadão desde a chegada dele na escola, até o final do ciclo da educação básica. As nossas expectativas nesse sentido são as melhores possíveis”, complementa a coordenadora pedagógica.
Outro destaque do Colégio Saber Viver é o corpo de professores capacitados tecnicamente para orientar os alunos tanto com os assuntos acadêmicos, quanto em relação às situações que serão exigidas no momento em que se colocam no mundo universitário – com as exigências e ao mesmo tempo a liberdade que a vida universitária proporciona.
O Saber Viver busca integrar os alunos de forma que eles aproveitem os conhecimentos trabalhados no colégio e também oferecer um ambiente escolar seja agradável para o aprendizado.
O Colégio investe também em questões de ambientação e de arquitetura – como iluminação natural, com espaços amplos, por exemplo, para que seja possível vivenciar a inquietude da infância e da adolescência num ambiente agradável e, ao mesmo tempo, ter acesso à tecnologia, equipamentos multimídia, internet e outras ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem nos laboratórios makers.
É esse conjunto de atendimento e ensino humanizados e qualidade técnica e científica que fazem do Colégio Saber Viver uma das melhores escolas de Pernambuco, com excelência no acompanhamento dos estudantes em todas as fases do ensino básico.