De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023. Quando saírem, as notas devem ser acessadas na Página do Participante.
O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas serão divulgados apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos.
O tema da redação do Enem deste ano foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Gabarito do Enem 2022
Desde o dia 23 de novembro, estão disponíveis os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para consultá-los, basta acessar o portal do Inep.
Todavia, considerando que o Enem utiliza como método de correção a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo com os gabaritos em mão, ainda não é possível saber qual foi a nota da prova, as quais variam de acordo com os acertos e erros dos estudantes em cada prova.
Quando abre o SISU 2023?
Foram antecipadas pelo Ministério da Educação (MEC) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), do Programa Universidade para Todos (Prouni 2023) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2023).
O novo período de inscrições para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, no período de Carnaval.
O resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, estava previsto para ocorrer apenas no dia 7 de março.
A inscrição ao Sisu é gratuita e feita pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Como é feita a correção do Enem?
O Enem utiliza sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI).
Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.
A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes. Assim, estudantes com o mesmo número de acertos na prova do Enem poderão ter notas diferentes.
A TRI leva em consideração a coerência da prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis.
Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.
Como acessar a Página do Participante do Enem 2022?
A seguir, você confere o passo a passo de como acessar a página do participante, onde foi divulgado o Cartão de Confirmação, no qual constam os locais de prova do Enem 2022.
- Acesse o link https://enem.inep.gov.br/participante/;
- Depois de abrir a página, clique no botão azul "Página do Participante";
- Faça login com seus dados do gov.br;
- Após o login, você estará na página do participante, onde as restantes informações estarão disponíveis.