É grande a expectativa, entre os vestibulandos que concluíram as três etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da UPE, pela divulgação do listão dos aprovados. As provas do SSA 3 ocorreram no início de dezembro.
Na disputa pelas 1.800 vagas em 54 cursos de graduação estão 10.932 vestibulandos. Pelo manual do candidato, a comissão da UPE tem até 23 de fevereiro para liberar o resultado.
Essa data é a véspera do último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem. No Sisu as inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro.
Segundo o presidente da comissão e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, "a perspectiva é que o resultado do SSA 3 saia na data limite", afirmou nesta segunda-feira (23).
As redações só começarão a ser corrigidas essa semana, tarefa que caberá a uma equipe de 50 professores. Cada texto passa por um corretor e dois revisores. Se houver uma discrepância maior de 2 pontos na avaliação do corretor e do revisor, o texto é submetido a uma revisão pedagógica.
PONTO DE CORTE
Somente os candidatos que passaram do ponto de corte - alcançaram a pontuação mínima exigida em cada prova - terão as redações corrigidas.
O critério é adotado para evitar trabalho em vão: se o estudante não será aprovado porque não acertou o mínimo de questões nos testes objetivos, não faz sentido corrigir a redação dele pois já está eliminado.
No SSA, são duas regras para se livrar do ponto de corte. Primeiro o estudante não pode zerar nenhum prova. Ou seja: precisa acertar pelo menos uma questão em cada teste objetivo.
"E também deve pontuar no mínimo 20% da maior nota do candidato que concorre ao mesmo curso. Um vestibulando de medicina, por exemplo, no Recife. Ele terá que tirar 20% no mínimo da nota do candidato que ficar em primeiro lugar no curso", explica Ernani Martins.
COMPOSIÇÃO DA MÉDIA FINAL
No SSA 3 são 100 questões objetivas, distribuídas em 10 provas. Cada quesito vale um ponto. Significa que todas as questões terão o mesmo valor.
Na composição final da média, as notas do SSA 1 e do SSA 2 valem cada uma 30%. A do SSA 3 acrescenta mais 40% na média final.
A nota de cada vestibulando do SSA 3 "será igual à média aritmética ponderada dos pontos por ele obtidos na prova composta pelos conjuntos de questões das disciplinas e na redação às quais serão aplicados os pesos 7,5 (sete e meio) e 2,5(dois e meio), respectivamente", explica um trecho do manual do candidato.
"Para o cálculo ponderado, a nota da redação será multiplicada por 10, tendo em vista a pontuação de 0 a 100 pontos nas notas finais", informa outro trecho do manual do SSA 3.
NOTAS DO SSA 1 E SSA 2
As notas individuais dos candidatos do SSA 1 e SSA 2 serão liberadas pela UPE até 31 de março.