Serão divulgadas hoje (10/04) as notas do Enem 2022 para os treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova por experiência.
Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 teve os resultados dos demais participantes divulgados em fevereiro deste ano.
Ainda nesta segunda-feira (10), o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgarão o balanço definitivo do último exame sob comando do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Como ver o resultado do Enem 2022 para treineiros?
Para consultar as notas, o estudante deverá entrar na Página do Participante do Inep e fazer o login, informando o CPF e a senha cadastrados no sistema.
O candidato terá acesso aos seus resultados individuais nas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
Que horas vai sair o resultado do Enem para treineiros?
Embora não tenha sido divulgado um horário específico, os estudantes esperam que as notas do Enem 2022 dos treineiros sejam disponibilizadas ainda na manhã desta segunda-feira, com base nos outros anos.
Além das notas dos treineiros, também serão disponibilizados hoje o espelho da redação do Enem 2022 e a vista pedagógica da redação, que permite que os estudantes saibam quanto pontuaram em cada uma das competências avaliadas.
Como calcular a média do Enem?
Para calcular a média do Enem 2022, basta somar as cinco notas e dividir por cinco.
No entanto, a maioria dos cursos disponíveis no Sisu e que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso utilizam o sistema de média ponderada, com pesos diferentes para cada uma das provas.
Assim, para calcular a média do Enem 2022 com pesos, o estudante deve:
- Multiplicar a nota de cada prova pelo seu respectivo peso;
- Somar os cinco resultados;
- Dividir esse resultado pela soma dos cinco pesos.
Novo Ensino Médio suspenso
Após críticas por parte de estudantes e professores, o cronograma de implementação do novo ensino médio será suspenso, nos próximos dias, pelo Ministério da Educação, através de uma portaria que deve ser assinada pelo ministro Camilo Santana.
Além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo até 2024, o documento interrompe a implementação no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023.
O Enem será suspenso?
É importante destacar que apenas o novo modelo de Enem, que seria aplicado a partir de 2024, será suspenso.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no entanto, continua sendo aplicado da forma já conhecida pelos estudantes.
A seguir, você confere o cronograma do Enem 2023:
- Inscrições: de 5 a 16 de junho;
- Provas: 5 e 12 de novembro;
- Gabaritos: 24 de novembro;
- Resultados: 16 de janeiro de 2024.