Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
PROJETO

Programa Jovens de Impacto trabalha habilidades socioemocionais e de empreendedorismo de jovens de escolas públicas

Participantes são estimulados a se tornarem agentes de transformação da comunidade onde vivem

Cadastrado por

JC

Publicado em 26/04/2023 às 6:41
A democracia brasileira precisa atender às preocupações dos jovens e demonstrar sua relevância em um mundo em constante evolução - Divulgação

O Programa Jovens de Impacto, que já mobilizou 7 mil estudantes em Pernambuco, inicia a temporada 2023 com a meta de alcançar 30 escolas, impactando uma média de 10 mil alunos até o fim do ano. Em tempos de prevenção a violência nas unidades educacionais, a iniciativa do Sebrae com a Verda sensibiliza adolescentes e os convida para realizar ações de transformação do território em que vivem.

“O Jovens de Impacto é um programa que chega nas escolas brasileiras para fazer com que os jovens sejam agentes de transformação. A Verda, junto com o Sebrae, criou uma metodologia para que os jovens agucem o senso crítico, percebam as dificuldades que eles têm na sua convivência, na vizinhança da sua escola, e possam fazer a transformação através de uma ação de intervenção”, explica Pedro Verda, sócio da Verda.

Leia Também

A atividade dura aproximadamente quatro semanas e tem início com uma sensibilização junto a 300 alunos. Desse grupo, 40 integram uma turma que, durante três semanas, vai cocriar uma ação de intervenção que será realizada na comunidade na quarta semana do projeto.

Ao final, há uma premiação para escola e alunos que participaram como forma de estímulo à continuidade.

INÍCIO DO PROGRAMA

O Programa Jovens de Impacto foi criado em fevereiro de 2021 e já impactou mais de 23 escolas de diferentes comunidades no Estado de Pernambuco.

A mais recente ocorreu na Escola Rotary Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Em 2023, serão impactadas 30 novas unidades educacionais.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS