A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE), localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, completa 171 anos de existência nesta sexta-feira (5). O espaço abriga um acervo de mais de 287 mil volumes, entre livros, revistas, jornais, mapas e documentos que servem de consulta e estudos para o público em geral.
A Biblioteca Pública é administrada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). O prédio, que fica em frente ao parque Treze de Maio, foi construído em meados de 1971, no entanto, a BPE existe desde 1852 sendo um espaço de referência para quem quer ter acesso a livros de forma gratuita.
A Biblioteca Pública também pode ser usada como local de estudo, é climatizada e tem wifi.
“Temos as seções infantojuvenil e para pessoas com baixa visão (livros em braile), além de exposição de obras para quem está estudando para o Enem. Temos livros que contemplam atores pernambucanos, brasileiros e internacionais”, destaca a bibliotecária Djaneide Gomes.
Para a Chefe da Unidade de Apoio às Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco, Marta Diniz, a BPE tem uma função muito importante na disseminação do conhecimento e na democratização da educação.
“A nossa Biblioteca fornece condições básicas para o aprendizado ao longo da vida, garantindo a transformação social dos indivíduos através dos serviços oferecidos”.
Para consultar ou pegar emprestado algum livro, o usuário deve fazer o cadastro no local apresentando carteira de identidade com foto e um comprovante de residência. Até dois volumes podem ser levados.
O empréstimo é de até 15 dias, podendo ser renovado.
A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.
ENEM 2023: INSCRIÇÃO na PÁGINA DO PARTICIPANTE e CRONOGRAMA