É essencial que o participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esteja atento aos prazos e informações mais relevantes sobre a prova. Afinal, o Enem é a principal porta de entrada para universidades, tanto públicas quanto privadas.
Veja nesta matéria:
- Recurso para isenção negada;
- quando é a inscrição do Enem 2023?
- Passo a passo para inscrição do Enem 2023.
RECURSO PARA ISENÇÃO NEGADA
Se o candidato teve o pedido de isenção da taxa de inscrição negado, é possível solicitar um recurso para uma nova avaliação dos seus dados. Para isso, é necessário enviar a documentação comprobatória da sua situação socioeconômica para o Enem.
O candidato deve enviar os documentos na própria Página do Participante, onde serão aceitos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.
QUANDO É A INSCRIÇÃO DO ENEM 2023?
O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças na data de inscrição do Enem. Agora, os interessados poderão se inscrever entre os dias 5 e 16 de junho. Abaixo, apresentamos o cronograma completo atualizado:
- Recurso para a solicitação de justificativa/isenção: até 16 de maio
- Resultado final do recurso: 19 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho
- Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 5 a 16 junho
- Inscrições: 5 a 16 de junho
- Resultado das inscrições: 26 de junho
- Recurso de inscrição: 26
ENEM 2023: INSCRIÇÃO na PÁGINA DO PARTICIPANTE e CRONOGRAMA
PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO DO ENEM 2023
Para realizar a inscrição no Enem 2023, é necessário acessar a Página do Participante. Caso o interessado ainda não tenha cadastro, deverá criar uma conta para poder seguir com o processo de inscrição. Confira o passo a passo abaixo:
1) A inscrição:
Durante a inscrição, serão solicitadas informações pessoais, como, CPF, data de nascimento, telefone para contato e CEP da residência (clique aqui para consultar o CEP).
2) Acessibilidade:
Caso o participante precise de alguma forma de acessibilidade, pode ser solicitada durante a inscrição. O Exame possui acessibilidade para pessoas:
Surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva;
baixa visão e visão monocular;
Autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção;
Pessoas gestantes;
Estudantes de Classe Hospitalar.
3) Escolha da língua estrangeira:
Para a prova de Linguagens códigos e suas tecnologias, o estudante precisa selecionar um entre dois idiomas, já no processo de inscrição, sendo eles inglês ou espanhol.
4) Informações adicionais:
Também será necessário que o participante preencha com algumas informações pessoais, referentes à escolaridade, se está cursando ou não o ensino médio, se já é formado ou se não concluiu e não está cursando o ensino médio.
5) Questionário e pagamento da taxa de inscrição:
Após o envio de informações adicionais, o participante deve preencher um questionário de 20 questões, sobre a sua situação socioeconômica.
Se o candidato não conseguiu a isenção da taxa de inscrição, é necessário efetuar o pagamento do valor de R$ 85 para poder se inscrever no Enem. No entanto, caso o interessado deseje, é possível solicitar um recurso para uma nova avaliação do pedido de isenção.