O Recife, por meio da secretaria de Educação, inaugurou seu primeiro Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR), na Madalena, Zona Oeste do Recife. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, o espaço é totalmente voltado para o desenvolvimento da criança com foco na primeira infância, e oferta atividades lúdicas e interatividade em diferentes espaços.
O atendimento à primeira infância, período da vida que vai do nascimento aos seis anos de idade, tornou-se uma das principais pautas para a construção de políticas públicas com ênfase à intersetorialidade.
“A gente inaugura hoje o primeiro Centro de Referência da Primeira Infância, uma unidade fixa, e é uma inovação, o que a gente tem aqui é um conceito novo, algo transversal e muito importante [...] Temos um espaço de muita qualidade, com uma série de profissionais que vai desde fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais da educação, brinquedistas que constroem uma série de atividades com as crianças, com os professores, com os pais", comentou o prefeito João Campos.
Construído ao lado do Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, o CRIAR, é o primeiro espaço da capital pernambucana voltado exclusivamente para a Primeira Infância e tem, entre os objetivos principais, o fortalecimento da Educação Infantil e o desenvolvimento da criança em diferentes contextos, atuando de forma integrada com as creches, escolas da região e comunidades.
A estrutura do CRIAR é composta por bebeteca, com espaços para leitura e contação de histórias; área de estudos; ateliê multissensorial, ofertando atividades que desenvolvem o lúdico e o estimulam os sistemas motor e cognitivo; laboratório de formação da primeira infância; sala de psicomotricidade relacional; e espaços verde ou molhados dedicados às brincadeiras ao ar livre.
“O CRIAR foi um sonho dentro de todo esse projeto do Recife voltado para a primeira infância. Não é à toa que se chama Centro de Referência, não é apenas um espaço de brincar, é um espaço pensado para permitir a integração das secretarias e envolver diversos atores, fechando o ciclo da primeira infância”, contou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
O Centro de Referência da Primeira Infância do Recife tem espaços destinados à formação de profissionais que atuam com bebês e crianças, em especial o laboratório de formação da primeira infância, contemplando temas importantes para este público, profissionais e cuidadores, através da intersetorialidade da educação com a saúde, assistência social e direitos.
Essas formações levam em conta o olhar especial da Prefeitura do Recife com a temática da primeira infância, através do Marco Legal da Primeira Infância, que completa cinco anos em 2023 e atua em 14 eixos, e do Plano Decenal para a Primeira Infância, apresentado em relatório de ações na última terça-feira (30), que conta com um processo de aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de proteção de bebês e crianças dos zero aos seis anos, através da disseminação do conhecimento.