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Por Mirella Araújo e equipe
ensino médio

Dinâmicas para alunos do Ensino Médio: confira 3 dinâmicas incríveis para aplicar dentro da sala de aula

Conheça dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saiba como está a situação do Ensino Médio no Brasil

Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 23/08/2023 às 17:54
- WAYHOMESTUDIO/FREEPIK

O Ensino Médio é uma etapa crucial da educação formal que ocorre após o ensino fundamental e geralmente compreende os três últimos anos da educação básica em muitos países.

Essa fase é caracterizada por uma abordagem mais aprofundada e especializada nos conteúdos acadêmicos, preparando os estudantes para o ingresso na educação superior ou para o mercado de trabalho.

Nesse contexto, criar dinâmicas dentro da sala de aula é essencial para tornar o ambiente de aprendizado mais envolvente, participativo e produtivo.

Algumas razões importantes para incorporar dinâmicas são engajamento dos alunos, aprendizagem ativa, diversidade de habilidades, trabalho em equipe, ambiente positivo, memória e retenção, estímulo à criatividade.

Continue lendo esse texto para conhecer dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saber como está a situação do Ensino Médio no Brasil.

DINÂMICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

História coletiva

O professor deve pedir para que os alunos sentem no chão e formem um círculo. Em seguida, ele precisa dizer uma frase qualquer, pensando no início de uma história.

O próximo passo é apontar um dos alunos para continuar a história. E assim deve acontecer sucessivamente, para que todos contribuam com a construção de uma mesma narrativa.

Lição: desenvolver a imaginação e a criatividade dos estudantes.

Semelhanças

Os alunos devem ser divididos em grupos de três em três. Depois, os membros de cada equipe devem conversar entre si para encontrar 3 coisas em comum.

O próximo passo da dinâmica é expor as descobertas para os demais colegas. É, sem dúvidas, uma das melhores dinâmicas para sala de aula.

Lição: gerar empatia entre os colegas e ajudar a conhecer melhor os parceiros.

Desenho cego

A turma deve ser separada em duplas, colocadas lado a lado. Um participante deve receber papel e caneta para fazer o desenho, enquanto o outro terá uma foto em mãos.

A pessoa precisa descrever a imagem para que o seu companheiro possa fazer o desenho. Essa descrição não pode revelar o que é a imagem.

Lição: melhora a capacidade de comunicação e interpretação dos estudantes.

SITUAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Em 2023, o Ministério da Educação (MEC) propôs mudanças no Novo Ensino Médio, que se encontrava em vigor no País até abril. 

O Novo Ensino Médio começou a valer em 2017 e, desde 2022, estava sendo gradativamente implantado em todas as instituições de ensino públicas e privadas até ter sido suspenso pelo MEC.

O modelo de ensino possibilitava que estudantes escolhessem em quais campos desejam se aprofundar mais, modificando a distribuição de matérias no currículo e ampliando a carga horária das escolas.

Para que isso pudesse ocorrer, o número de aulas da formação básica era reduzido. Contudo, a implementação dessas mudanças passou a ser alvo de críticas quanto ao seu impacto no cotidiano dos alunos.

Com isso, um aumento da carga horária para a formação básica dos estudantes é proposto pelo Ministério da Educação, totalizando 2,4 mil horas.

No currículo, a mudança contempla a ampliação para 80% da carga horária curricular em relação a um conjunto de disciplinas comuns; anteriormente, apenas 60% das horas eram dedicadas a áreas compartilhadas.

Com o intuito de apresentar uma proposta unificada para o novo Ensino Médio, o ministro da Educação, Camilo Santana, almeja encaminhar o documento ao Congresso até o mês de setembro.

As áreas de conhecimento comum a serem cursadas por todos os estudantes propostas pelo ministério são inglês e espanhol (alternativamente), arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital.

Atualmente, as disciplinas obrigatórias contemplam apenas português, matemática, educação física, arte e filosofia.

O MEC propõe que seja vedado a educação a distância para o curso dessas disciplinas básicas.

A partir das disciplinas de curso comum, o estudante passaria ter duas, ao invés das quatro atuais, opções de percursos de aprofundamento: linguagens, matemática e ciências da natureza; e linguagens, matemática, e ciências humanas e sociais; além da formação técnica e profissional.

 

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.

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