A realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, iniciadas na manhã deste domingo (27), às 9h, contou com mais de um milhão de participantes em todo o país.
Ao todo, 1.104.146 participantes estão inscritos no exame, dos quais 193.572 buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 para o ensino médio. As mulheres são maioria, com 613.097 participantes. Já o público masculino conta com 491.049 inscritos. As informações são da Agência Brasil.
No período da manhã, os participantes tiveram quatro horas para realizarem as provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha.
Aqueles que buscam a certificação no ensino fundamental foram avaliados em ciências naturais e matemática. Para o ensino médio, foram verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.
No período da tarde, a prova terá cinco horas de duração. Para os participantes que buscam a certificação no ensino fundamental, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.
Já para a certificação no ensino médio, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e ciências humanas e suas tecnologias.
O que é o Encceja?
O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.