A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou, nessa quarta-feira (4), o edital de Matrícula Acadêmica da Graduação para o semestre letivo de 2023.2.
As aulas para os três campi terão início no próximo dia 23. Os estudantes veteranos vinculados em 2023.1 podem realizar a matrícula em componentes curriculares no período de 11 a 16 de outubro por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
A Prograd pede que os alunos observem as orientações disponíveis nos tutoriais para efetivar a matrícula em componentes curriculares. Os documentos estão disponíveis na página da Matrícula da Graduação e na de orientações sobre o Sigaa.
No caso da rematrícula - matrícula dos retardatários, modificação de matrícula e trancamento de semestre -, os discentes poderão utilizar o período de 23 a 30 de outubro para efetuar a matrícula, cancelamento de disciplinas, inclusão de componentes curriculares e trancamento de semestre. As alterações também deverão ser feitas na plataforma Sigaa.
A UFPE informa que aqueles que não efetuarem a matrícula no período regular do calendário acadêmico devem, obrigatoriamente, realizar a matrícula de retardatários no período de rematrícula. Caso não efetuem a rematrícula, eles perderão o vínculo com a Universidade.
Renovação do vínculo
O edital também informa que o vínculo com a UFPE deve ser renovado, mediante matrícula em componentes curriculares ou trancamento do semestre, de 11 a 30 de outubro. Estudantes do curso de Ciências Econômicas do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) que pretendem se matricular exclusivamente no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) devem entrar em contato com a Coordenação do curso para que ela realize a matrícula na Atividade Individual Específica.
Dessa forma, no momento de matrícula, os estudantes mencionados não irão efetuar a matrícula no TCC no Sigaa. A não realização de qualquer dos procedimentos de matrícula no Sigaa acarretará a perda definitiva do vínculo com a UFPE.
Ingressantes de 2023.2
Os ingressantes deverão fazer o primeiro acesso ao Sigaa no período de 11 a 16 de outubro. A matrícula nos componentes curriculares obrigatórios do 1º período será realizada pela Prograd.
A matrícula em novos componentes curriculares e de outros semestres do curso, eletivos ou optativos, deverá ser solicitada pelos ingressantes diretamente no Sigaa durante o período de rematrícula (23 a 30 de outubro), sob orientação da Coordenação do curso e conforme os prazos contidos do calendário acadêmico.
Os alunos podem tirar dúvidas junto à Coordenação do curso ou a partir das orientações disponibilizadas na página da Matrícula e de orientações sobre o Sigaa.
A UFPE destaca que é vedado o trancamento de matrícula ao ingressante durante o primeiro ano de vínculo com a universidade. Além disso, em virtude da implantação do Sigaa, não é necessário que os ingressantes realizem a confirmação da matrícula em 2023.2.
Informações envolvendo solicitação de matrícula em componentes curriculares isoladas, estudantes classificados na reintegração, monitoria, recusa definitiva de matrícula e ABI Engenharias, entre outras, estão disponíveis na aba “Matrícula da Graduação” na página da Prograd.