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Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Alunas do IFPE desenvolvem aplicativo para pessoas com deficiência visual e auditiva se localizarem em ambientes fechados

As estudantes do campus Recife participaram do programa Power4Girls - Empower to Lead 2023, promovido pela Embaixa e Consulados dos Estados Unidos

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/10/2023 às 15:08
Estudantes do IFPE, do campus Recife, apresentaram o aplicativo MapMySpace no encerramento do Programa Power4Girls – Empower to Lead 2023, em Brasília - Mirella Araújo / JC

BRASÍLIA (DF) - Quatro alunas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do campus Recife, estiveram em Brasília, na última sexta-feira (6), para participarem do encerramento do programa Power4Girls - Empower to Lead 2023, em cerimônia realizada no Sesi Lab.

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Sesi Lab.

Ele tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O programa é voltado exclusivamente para alunas vinculadas às Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país.

Entre os 20 projetos selecionados para esta edição, está o MapMySpace, desenvolvido pelas estudantes do IFPE. Trata-se de um aplicativo de tecnologia assistiva com sistema de localização indoor para pessoas com deficiência visual ou auditiva, para facilitar a mobilidade em ambientes fechados através de mapeamentos digitais e sinalizadores.

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O MapMySpace é um aplicativo que, combinado a um dispositivo físico, localiza e direciona o usuário ao seu destino por meio de um mapa adaptado com o uso de localização por voz e imagens

“Nós estudamos no IFPE no campus Recife e diariamente percebemos as dificuldades de pessoas com deficiência visual e auditiva ao se locomoverem pelo instituto, sem terem noção do local onde estavam. Foi quando surgiu a ideia de criar um aplicativo voltado para atender as necessidades das pessoas com deficiência visual e auditiva para que elas se locomovessem em ambientes internos com autonomia”, explicou a estudante do curso de Segurança do Trabalho, Letícia Lys da Silva Roque, de 17 anos.

O tema do Power4Girls - Empower to Lead 2023 foi “Acessibilidade e Inclusão Social”. Durante a pesquisa para desenvolver o aplicativo, a aluna do curso técnico integrado em Mecânica , Bruna Eduarda Vitória Muniz da Silva, de 17 anos, contou que a equipe precisou entender quais eram as principais dificuldades das pessoas com deficiência no seu dia a dia.

“Queríamos criar um projeto com base nessas dificuldades e acho que conseguimos lidar bem com isso ao desenvolver o MapMySpace. Nós contamos com 11 pessoas na nossa equipe e ter tido essa base foi muito importante”, destacou Bruna.

Ela foi responsável por reunir as meninas para participarem do programa, que também contou com a participação das alunas Maria Francielle Anísio de Santana, do curso técnico integrado de Eletrônica, e Luciana Leite de Sá Rosa Nogueira, de 17 anos do curso técnico integrado em Mecânica.

A partir dessa experiência, as alunas do IFPE têm a expectativa de implementar o aplicativo em ambientes fechados como escolas, museus, shoppings, universidade, entre outros, atingindo também outros públicos. O projeto também engloba pessoas sem deficiência, mas que possuem dificuldade de se locomover em ambientes fechados, já que o GPS não funciona nestes lugares

“Foi um orgulho muito grande participar desse projeto. Elas me conheceram porque trabalho com tecnologia assistiva desde 2015, e o tema deste ano é justamente nessa área. A Bruna me procurou e começamos a pensar num projeto que pudesse abraçar o tema e que pudessem resolver também. Nós temos um servidor com deficiência visual no IFPE, e ele é referência para muitos projetos que desenvolvo e um deles é de localização dentro da escola para descobrir as salas. E descobrimos que isso é escalonado, dentro de qualquer ambiente você precisa dessas referências e hoje vemos que todos vão se beneficiar, em especial as pessoas com deficiência visual e auditiva”, destacou a professora e gerente de projetos, Aida Ferreira, que trabalhou em parceria com a mentora do programa Mariana Xisto Lima.

Como funciona o programa Power4Girls - Empower to Lead?

Oitenta alunas do ensino médio da rede pública de ensino de todas as partes do Brasil foram selecionadas para participar, entre abril e setembro de 2023, do programa Power4Girls - Empower to Lead!.

Durante o período do programa, divididas em equipes de quatro alunas, um(a) professor(a)-orientador(a) e um(a) mentor, as alunas participaram de oficinas, palestras, webinars, atividades interativas on-line e se aprofundaram nos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos.

O encerramento do programa foi realizado Brasília, no museu interativo Sesi Lab, onde as participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos, receber os certificados de participação e fizeram um pitch final em uma feira de inovação. Os projetos premiados nesta edição foram: Mira, do IFMG, PaceFree, do IFBA, e Inclusão 100 Limites, do IFRN

*A titular da coluna Enem e Educação viajou a convite do Sesi Lab.

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