A uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, milhares de estudantes de todo o país, estão se preparando para encarar uma maratona de cinco provas, com uma redação e 180 questões objetivas. O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, e sua nota, é a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas do país.
O primeiro dia do Enem 2023 é voltado para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, que tem um peso importante no cálculo das notas. A psicologa Joana Lins, do Colégio Saber Viver, explica que nesse momento, não adianta os estudantes buscarem dar conta de conteúdos que caem no Enem de forma mais aprofundada, porque isso pode atrapalhar mais do que ajudar os feras.
"É mais eficaz que o aluno se debruce sobre materiais de revisão, nos quais os assuntos são abordados de forma resumida e estratégica, focando realmente no que pode cair na prova. E, junto à revisão, destinar tempo a atividades que proporcionem relaxamento e prazer a esse aluno", afirma a psicologa.
Na reta final de preparação para as provas do Enem, professores e educadores reforçam que os cuidados com a saúde mental também devem ser prioridades, já que as emoções também impactam no processo de aprendizagem anterior à prova, podendo auxiliar ou prejudicar a compreensão e memorização do conteúdo.
"As emoções estão envolvidas em como o adolescente se percebe, percebe o mundo, percebe o próprio Enem, em como ele toma as decisões, imagina seu futuro curso de graduação e seu futuro profissional", declara Joana Lins.
DICAS PARA AS ÁREAS DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS
Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou uma novidade para as provas do Enem. Pela primeira vez, as provas serão coloridas, tendo como principal objetivo permitir que os participantes tenham uma melhor compreensão visual dos itens da prova.
Outro ponto importante é que as imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. O Inep informou ainda que os candidatos que são daltônicos também vão ser contemplados nesse novo modelo do exame, porque a prova é adaptada para os participantes que possuem a condição.
O professor de geografia do Colégio Saber Viver, Emmanuel Campelo, afirma que essa questão das imagens coloridas é uma reinvidicação antiga, principalmente na sua área. "Por exemplo, a identificação de mapas, que muitas vezes precisava de uma certa atenção do aluno, ele vindo de forma colorida teria uma melhor apresentação e facilitaria mais na interpretação de algumas questões", explica o docente.
Como dica nessa úlima semana, o professor Emannuel Campelo reforça que os estudantes podem tentar focar nos principais assuntos de cada matéria e rever alguns conceitos básicos. "Muitas vezes os alunos pecam nas provas por conceitos e não verdadeiramente pelo conteúdo em si da questão", frisa.
Entre os assuntos de geografia que são mais recorrentes no Exame Nacional, está a geografia agrária e vinculada a parte de meio ambiente, as questões de climatologia. Além das questões de globalização e atualidades.
O professor de história da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Padre Nércio Rodrigues, Henrique Virginio, recomenda nesta última semana, que os estudantes utilizem esse momento para treinar as questões. "Com pouco tempo, os estudantes não vão conseguir estudar todos os conteúdos teoricos que caem na prova do Enem. Nesse caso, é investir pesado na resolução de questões, já que a prova é bem longa com muitas questões que envolvem interpretação de texto, o que pode ser bastante cansativo", declara o docente.
As questões na área de história, segundo o professor Henrique Virgínio, costumam ser divididas entre história do Brasil e história geral. "Sobre a história do Brasil, podemos citar o período colonial e a escravidão no país. Estes conteúdos estão fortemente ligados com a formação de nossa sociedade, merecendo atenção especial. Outro tema que costuma dar as caras com certa frequencia, é a Era Vargas, que vai de 1930 a 1945, representou os esforços de levar em frente a mordernização capitalista da sociedade brasileira", pontua o professor.
Questões sobre revolução industrial, regimes totalitários, e a Guerra Fria, também costumam ser abordados na prova.
REDAÇÃO
Existe uma grande expectativa sobre qual será o tema da redação do Enem 2023. Durante esses últimos meses, professores têm destacado a importância do aluno focar na diversidade de seu repertório e se manter atualizado.
Além disso, é fundamental que os feras estejam atentos as informações sobre a Matriz de Referência da prova, com as competências que são exigidas. Neste primeiro dia de Enem, os candidatos precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
A nota poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Na próxima terça-feira (31), o Colégio Saber Viver vai promover o Aulão "Escreva redações nota 1000", com a professora de redação Fernanda Bérgamo. O encontro será na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife, das 18h30 às 20h. A inscrição custa R$ 25 e pode ser feita por meio da plataforma Sympla.
EDUCAPE PREPARA
Para quem estiver interessado em revisar diversos conteúdos de forma on-line, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), lançou o projeto digital EducaPE Prepara, com aulas remotas intensivas abordando áreas de interesse exigidas pelo exame: matemática e suas tecnologias, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.
Fora disponibilizados mais de 100 aulas, com exercícios, ebooks e slides disponibilizados no canal do projeto no Youtube. O curso é vinculado a Escola Técnica Estadual (ETE) de Ensino à Distância Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, localizada no bairro de Santo Amaro, e conta com uma equipe formada por dez professores da rede estadual.