Um dos fatores importantes para a decisão de carreira é a concorrência no mercado de trabalho. Isso também envolve a quantidade de alunos matriculados no curso escolhido. O último Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2022, mostra as cinco graduações que dominam a preferência dos estudantes.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Cursos superiores com mais estudantes matriculados
Entre as mais de 150 opções de graduação do país, Direito é o curso que lidera esse ranking, com 702.465 matriculados no começo de 2021. Em segundo lugar aparece Psicologia, com 289.613 inscritos.
Mesmo se considerar as inscrições nos processos seletivos ou apenas os ingressos (quem entrou na universidade no ano em questão), o ranking não se altera. Os cursos cinco oscilam apenas de posição, mas continuam na liderança das escolhas dos estudantes.
Seguindo os critérios de números de inscritos, ingressantes e matrículas, entre a sexta e a décima colocação, três graduações estão nas três listas. São elas: Odontologia, pedagogia e fisioterapia. Medicina-veterinária, por sua vez, também aparece em inscritos e ingressantes.
Quando se trata de programas do governo federal que selecionam os candidatos pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), alguns cursos preferidos se repetem. Medicina, direito e psicologia lideraram as inscrições na primeira edição de 2023 do Sisu.
No mesmo período, os cursos mais procurados no Fies foram medicina, direito, enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia e medicina veterinária.
Esta matéria contém informações do R7