SISU 2024

Sisu 2024: Em Pernambuco, candidatos relataram dificuldades com matrícula de aprovados, que termina nesta quarta

A União Nacional do Estudantes notificou o Ministério da Educação para que sejam esclarecidos os problemas enfrentados pelos candidatos desde a divulgação do Sisu 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 07/02/2024 às 13:10 | Atualizado em 07/02/2024 às 21:19
Notícia
X

O período para a realização da matrícula dos selecionados na chama regular do processo seletivo 2024 do Sistem ade Seleção Unificada (Sisu) termina nesta quarta-feira (7). Segundo o Ministério da Educação, foram 239 mil candidatos foram aprovados nesta edição, que ocorre em etapa única. 

No entanto, a União Nacional dos Estudantes (UNE) tem recebido diversos relatos de candidatos que tiveram problemas desde a divulgação do resultado do Sisu 2024, que precisou ser adiado para o dia seguinte a data oficial anunciada pelo MEC, devido a problemas técnicos no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, até problemas de cadastros na efetivação da pré-matricula. 

A entidade, inclusive, disponibilizou uma plataforma para coletar depoimentos de candidatos que tiveram  problemas com os resultados do Sisu, do Programa Universidades Para Todos (Prouni)  - cujo resultado já se encontra disponível - e com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

A presidenta da UNE, Manuella Mirella, informou que o site já registrou 587 relatos enviados de todas as regiões do país e que já encaminhou um ofício extraoficial ao Ministério da Educação para que os esclarecimentos sejam prestados. "É uma absurdo que casos como estes ocorram, estamos falando do futuro dos estudantes", disse a presidenta da UNE.

CANDIDATOS COM DIFICULDADES NA UFRPE

Nessa terça-feira (6), a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) afirmou que acionou a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PGEG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para tratar das mais de 15 denúncias de candidatos que não estavam conseguindo efetuar a pré-matrícula.

"Existem casos de que o aluno foi aprovado numa cota, mas o sistema esta cobrando documentos da ampla concorrência, outros em que a documentação é negada sem apresentar a justificativa. Tem candidato que não está conseguindo apresentar um novo documento", explicou João Mamede, presidente da UEP. 

"Esses problemas do processo de matrícula estão ocorrendo em instituições do Brasil inteiro e vem se arrastando desde o lançamento dos resultados do Sisu", pontuou estudante. A entidade pediu uma revisão do calendário do Sisu, mas foi informada pela UFRPE que isso não será possível porque é uma decisão de competência do MEC. 

"Estamos tentado entender a dimensão destes problemas. Até agora o MEC não está respondendo a ansiedade desses estudantes com a responsailidade que deveria", critou João Mamede.

A estudante Juliana de Jesus Alves, de 18 anos, quer cursar Ciências Econômicas na UFRPE, no campus de Serra Talhada. Inscrita no sistema de cotas, ela contou a reportagem que teve muitas dificuldades com o site da universidade para enviar os documentos solicitados porque houve uma confusão entre os selecionados pela ampla concorrência e aqueles aprovados nas cotas. 

"Não estava conseguindo enviar e não conseguia fazer um novo cadastramento. Desde que começaram a pedir as declarações referentes as cotas, o site ta quase impossível de acessar", disse Juliana, que só conseguiu concluir o processo após uma prima também tentar enviar os dados necessários. Agora ela está na expectativa de que não ocorra nenhuma outra dificuldade. 

UFRPE PRORROGA PRAZO ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA (8)

A reportagem entrou em contato com Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PGEG), que reforçou estar ciente dos casos repassados pela UNE e pela UEP, nessa terça-feira. Os problemas identificados no sistema da UFRPE já foram solucionados pela equipe técnica, mas com relação a solicitação de mudança no cronograma de matrículas do Sisu, a instituição afirmou que não poderia atender essa demanda por ser de responsabilidade do Ministério da Educação definir as alterações dos prazos.

"Logo no começo, a devolutiva que tivemos era de que o cronograma iria funcionar do dia 2 até o dia 7 de fevereiro. Sobre os estudantes que estavam nas cotas e aí passaram para a ampla concorrência,  estava tendo essa confusão, mas isso até o momento foi resolvido", afirmou a pró-reitora da PGEG, professora Flávia Carolina Lins. 

Outro ponto esclarecido é que todos os documentos enviados estão sendo avaliados pela equipe técnica de analistas e qualquer devolutiva necessária será comunicada ao candidato através do SIGAA. É importante que os estudantes fiquem atentos ao sistema.

À noite, a UFRPE publicou uma nota informando que vai prorrogar o perído para o envio dos documentos de aprovados na lista regular do Sisu 2024. O prazo se estende até o meio-dia desta quinta-feira (8), mas apenas para retardatários e retificações. A universidade pede que os candidatos leiam o edital e a errata com todas as informações sobre o cadastro de documentos. 


Tags

Autor