ENSINO SUPERIOR

Sisu 2024: Nova falha no sistema faz universidades suspenderem a lista de espera

Instituições relataram inconsistências nas modalidades de inscrição, o que gerou a necessidade de reprocessamento das listas de espera

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 23/02/2024 às 15:19
Notícia
X

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESU) e da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES), orientou as universidades e os institutos federais a adiarem ou suspenderem a divulgação da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.

A relação dos candidatos aprovados para as vagas remanescentes estava liberada desde o dia 16 de fevereiro. No entanto, cerca de 20 instituições relataram inconsistências nas modalidades de inscrição, havendo necessidade de reprocessamento das listas.  

As universidades federais da Bahia (UFBA), Rio Grande do Norte (UFRN), Minas Gerais (UFMG), Goiás (UFG), por exemplo, chegaram a emitir um comunicado nessa quinta-feira (21), explicando que estavam aguardando o MEC enviar a lista de espera para iniciarem o cadastramento dos aprovados dentro das vagas.

Nesta sexta-feira (23), o Ministério da Educação liberou a nova lista dos convocados e as universidades e instituições federais já reiniciaram o processo de divulgação.

Mais cedo, o site da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), que também havia identificado alguns problemas técnicos nos remanejamentos de acordo com a nova Lei de Cotas, estava congestionado devido ao grande número de acessos. A UFRPE explicou que nesta nova lista não consta os nomes de quem ficou classificado como suplente, apenas a relação dos aprovados.

OUTRAS FALHAS NO PROCESSO

O Ministério da Educação vem acumulando falhas no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista com os aprovados na primeira chamada regular estava prevista para ser disponibilizada no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior dia 30 de janeiro. Porém, houve uma divulgação equivocada dos resultados provisórios, que ficou publicada na página por 25 minutos até ser retirada do ar. 

Mesmo diante das inúmeras cobranças dos candidatos ao longo do dia, a pasta só emitiu um posicionamento à noite, por volta das 20h, informando sobre a identificação de problemas técnicos no sistema e a necessidade de reiniciar os protocolos de homologação. Isso fez com que fez com que a divulgação dos resultados definitivos do Sisu ficassem para o dia 31 de janeiro

No dia 2 de fevereiro, o MEC voltou a se pronunciar sobre o ocorrido reconhecendo que de fato houve uma divulgação equivocada dos resultados provisórios e que o caso estava sendo "rigorosamente apurado". Na ocasião, o órgão reforçou que "o sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados". 

OFERTA DE VAGAS

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A partir deste ano, o processo seletivo passou a ocorrer em uma única etapa. Outra mudança foi com a relação a lista de espera que agora poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

A edição do Sisu 2024 recebeu a inscrição de 148.801 pessoas para as instituições federais de educação superior de Pernambuco, que ofertaram 15.011 vagas. De acordo com um levantamento do MEC, foram aprovados 14.078 candidatos no processo seletivo.

 

 

Tags

Autor