Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ENSINO TÉCNICO

Estudantes se queixam de carências do ensino técnico noturno da rede estadual de Pernambuco

Entre as reclamações estão a ausência de fardamento, passagem abaixo da necessária para locomoção, entre outros

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 07/03/2024 às 12:09 | Atualizado em 08/03/2024 às 9:37
Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, está localizada na Estrada do Arraial, Zona Norte do Recife - SEE-PE / Divulgação

Alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco se queixaram, por meio de denúncias enviadas à reportagem do Jornal do Commercio, de carências relacionadas ao ensino técnico oferecido no turno da noite.

No caso específico, da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, na Estrada do Arraial, Zona Norte do Recife, alguns estudantes se queixam de não terem direito à fardamento e, muito menos, ao kit escolar - informação que teria sido repassada pela própria gerência da unidade de ensino. 

Também não é disponibilizada merenda nesse período subsequente, onde o horário é das 19h às 22h. Outro problema é com relação a infraestrutura, a sala dos estudantes do 1º período do curso técnico em Marketing, está sem ar-condicionado.

"Os aparelhos foram instalados e deram 15 dias para terminar a parte elétrica. Nós já estamos no mês de março e continuamos estudando em um ambiente insalubre", relatou um aluno da ETE Dom Bosco, que não quis ser identificado. 

Leia Também

Também há reclamação com relação ao vale-transporte disponibilizado pelo Estado. Os alunos recebem duas passagens por dia, mas aqueles que residem em outras cidades da Região Metropolitana do Recife, chegam a utilizar vales a mais para conseguirem frequentar a unidade de ensino. 

"A evasão e o desinteresse dos alunos é muito grande nessas escolas técnicas. Comecei o curso técnico de Multimídia, na ETE Porto Digital, em Agosto/2022. A turma começou com 30 alunos e terminou com 12 formados em Dezembro/2023. Teve curso de Multimídia, no Ginásio Pernambucano (Av. Cruz Cabugá), que não conseguiu formar turma e acabou convocando alunos (via Instagram) por ordem de chegada e sem processo seletivo. Teve curso na ETE Cícero Dias, em Boa Viagem, que foi descontinuado", relatou o jovem sob reserva. 

RESPOSTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES (SEE-PE)

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) para questionar quais providências seriam tomadas diante dos problemas relatados. Por nota, enviada nesta quinta-feira (7), a pasta explicou que todas as turmas do Ensino Técnico Integrado da ETE Dom Bosco, já receberam os kits escolares.  "Quanto às fardas, a distribuição acontece de forma gradual, com prioridade para os estudantes novatos dos primeiros anos".

"A pasta ainda esclarece que os recursos financeiros destinados à aquisição da merenda escolar e o do kit escolar para as escolas da Rede Pública são fornecidos pelo Governo Federal, regulamentados, respectivamente, pela Lei 11.947/09 e pelo Decreto 9.099/17. Ambas as legislações direcionam os recursos para os estudantes vinculados à educação básica".

No caso do período noturno, os cursos são ofertados de forma subsequente, ou seja, voltados a quem já concluiu o ensino médio. Isso significa que eles são cursados subsequentemente ao ensino médio, não sendo vinculados à educação básica.

"Sobre o Passe Livre Estudantil, a SEE esclarece que o benefício é regulamentado pelo decreto Nº 44.107/2017, que assegura 44 viagens gratuitas por mês", pontua a secretaria estadual.

"Por fim, a pasta informa que a escola está passando pelo processo de climatização de todas as salas de aula e espaços pedagógicos. A previsão é de que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado seja concluída até o final de março", concluiu a SEE-PE. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS