TECNOLOGIA

No Recife, Startup Day oferece palestras e capacitações gratuitas sobre tecnologia

A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo estudantes, investidores, donos de negócios e potenciais empreendedores

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 15/03/2024 às 12:32
Notícia
X

Neste sábado (16), será realizada a 10ª edição do Startup Day - encontro idealizado pelo Sebrae Startups de fomento ao empreendedorismo inovador. O evento ocorrerá em todo o país reunindo  donos de startups, estudantes e pessoas interessadas em temas ligados ao ecossistema de inovação.

No total, sete cidades pernambucanas participam da maratona de inovação. No Recife, o evento acontece das 9h às 18h, na sede do Sebrae/PE, e vai contar com palestras, oficinas, rodadas de negócios, talks, pitches, painéis e capacitações gratuitas sobre temas como inovação social, captação de investimentos para negócios inovadores, inteligência artificial e experiência do cliente.

Um dos focos do Startup Day, é captar não apenas investidores e donos de negócios, mas potenciais empreendedores, mostrando como a inovação pode ser uma aliada no desenvolvimento econômico. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sebrae.com.br/pernambuco.

“O público pode esperar um evento voltado para a construção de redes, negócios e conhecimento sobre as principais fases de uma empresa inovadora, da ideia até o acesso ao mercado. A programação deste ano foi montada em várias mãos, em colaboração com os principais atores do cenário da inovação, como comunidades de startups, poder público, setor produtivo, universidades e também escolas, onde estão os empreendedores que irão montar os negócios do amanhã”, destaca Rafael Velôzo, analista do Sebrae/PE.

TEMÁTICAS PRESENTES 

Entre as temáticas que estarão presentes nesta edição está o desenvolvimento de novos empreendimentos, desde aspectos mais técnicos, como inteligência artificial, até aspectos de negócios, como ESG – presente nas ações necessárias de transição energética no estado e que traz desafios e oportunidades.

No Startup Day Recife também haverá espaço para discutir investimentos e fomento, ferramentas essenciais para o desenvolvimento de startups. Para isso, estarão presentes agências de fomento estaduais, federais e municipais como a Embrapii, FACEPE e AGE, além de investidores que trabalham com capital privado.

“No Startup Day, todos ganham. Nos pitches, o investidor poderá descobrir verdadeiras pérolas escondidas, que são startups que estão começando a tracionar no mercado, e as startups poderão formar redes, acessar oportunidades vindas do setor público e também fazer negócios com outros empreendedores. O pequeno negócio tradicional também se beneficia, já que do contato com empresas e temáticas inovadoras podem sair novas soluções para serem aplicadas aos seus negócios e, principalmente, com mudança de mentalidade, enxergando a inovação como oportunidade. Nessa troca toda quem ganha é o ecossistema de inovação de Pernambuco”, explica Velôzo.

Na agenda, estão previstas ainda oficinas para startups, com temas como modelagem de negócios, desenvolvimento de aplicações em “low code”, oficinas de gestão de produto e conversas sobre recursos para fomento de negócios. Outro destaque da programação na capital pernambucana é a palestra “Tech Woman”, que abordará as oportunidades e os desafios para as mulheres no mercado de tecnologia, e o Fast Motion, programa de pré-aceleração do Sebrae que visa apoiar startups no estágio inicial do negócio.

O QUE É O STARTUP DAY?

Iniciativa do Sebrae Startups, o Startup Day acontecerá neste sábado, de forma simultânea, em todos os estados do País. Em Pernambuco, além do Recife, haverá programações nas cidades de Água Preta, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo estudantes, investidores, donos de negócios e potenciais empreendedores. 

Tags

Autor