Enem 2024: principais assuntos de física para revisar antes da prova

Confira os principais tópicos de Física cobrados no Enem, como eletricidade e mecânica, e prepare sua revisão para alcançar uma boa nota na prova

Publicado em 20/09/2024 às 10:10 | Atualizado em 20/09/2024 às 10:45

O Enem é a oportunidade de milhares de estudantes ingressarem numa instituição de ensino superior, pública ou privada. Esse ano, as provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Separamos os assuntos mais frequentes na prova de física para fazer aquela revisão antes da prova e manter o assunto fresco na memória!

Revisão de física

Eletrodinâmica: estuda o comportamento das correntes elétricas e suas interações com campos magnéticos. No Enem, esse tema envolve conceitos de resistores, circuitos elétricos, leis de Ohm e Kirchhoff, além de transformadores e potenciais elétricos. A compreensão da transferência de energia em circuitos é um ponto importante.

Eletricidade: envolve o estudo de fenômenos relacionados a cargas elétricas em repouso e em movimento. Tópicos como campo elétrico, potencial elétrico, capacitores e eletrostática são frequentemente cobrados. Saber analisar as interações entre partículas carregadas e a relação entre força elétrica e campo é essencial.

Calorimetria: a calorimetria lida com a troca de calor entre corpos e os efeitos dessa transferência, como mudanças de temperatura ou estado físico. O Enem costuma abordar a capacidade térmica, calor específico, mudanças de estado (fusão, ebulição) e o princípio da conservação de energia térmica.

Óptica: estuda os fenômenos relacionados à luz e suas interações com diferentes meios. Assuntos como reflexão, refração, espelhos, lentes, formação de imagens e dispersão da luz são recorrentes nas provas.

Mecânica: a mecânica trata dos movimentos e das forças que os causam. No Enem, os conteúdos de cinemática (movimento retilíneo e circular), dinâmica (leis de Newton), energia, trabalho, potência e gravitação são frequentemente abordados, assim como a análise de gráficos de movimento.