recreativas e profissionais

Peladas vão voltar? Cresce expectativa para retorno dos esportes coletivos em Pernambuco

Society, futsal, vôlei, basquete, funcional em grupo são algumas das atividades proibidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 16/06/2021 às 23:01 | Atualizado em 16/06/2021 às 23:17
Notícia
X

Tirem a poeira das chuteiras, preparem os materiais esportivos e apertem os cintos que os esportes coletivos podem estar de volta logo logo. Proibidas desde março em Pernambuco, como estratégia para lidar com o aumento de novos casos de covid-19, as atividades que reúnem grupos de pessoas estão proibidas via decreto estadual. Seja para os profissionais (exceto futebol de campo) e amadores, ou mesmo para recreação. No entanto, um post no Instagram feito pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), que é ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Pernambuco, deixou os praticantes de esportes coletivos animados.

Embora o atual decreto estadual que determina quais atividades estão liberadas ou não no Estado tenha validade até 27 de junho, Carreras deixou claro em sua publicação que vem mantendo conversas com o governador Paulo Câmara e com os integrantes do Comitê da Covid-19 em Pernambuco sobre a importância de liberar esse tipo de prática esportiva.

Hoje, somente o futebol profissional está autorizado em Pernambuco, mesmo assim, seguindo uma série de protocolos sanitários e sem a presença do público. Com isso, atividades físicas coletivas como vôlei, basquete, futsal, futebol society ou até mesmo exercício funcional em grupo, em praias e parques, estão proibidos - embora não seja raro ver a medida ser descumprida em diversas áreas do Estado.

Em conversa com a coluna Vida Fit, o deputado se disse esperançoso para que a proibição seja revista. Ele chegou a enviar este mês dois ofícios defendendo o retorno das atividades coletivas, ressaltando que os prós compensam os contras neste caso específico. "Estou esperançoso, não existe nada conclusivo, mas fiquei animado. Como presidente da comissão de esportes da Câmara, tenho conversado muito com as comunidades esportivas e elas cobram muito esse retorno, vêm fazendo esse apelo há muito tempo", ressalta o deputado pernambucano.

Uma informação de bastidor do governo do Estado aponta o retorno das atividades coletivas como certo. Embora não tenha sido prevista uma data, já há a consciência e sensibilidade de que esse tipo de prática esportiva é importante para garantir saúde física e mental das pessoas, ainda mais em tempos de pandemia. No entanto, seria necessário cumprir protocolos sanitários que garantissem mais segurança aos praticantes em detrimento da contaminação pelo novo coronavírus.

A importância dos esportes coletivos

"Os esportes coletivos ainda têm a vantagem de proporcionar a socialização que, neste momento, é um fator de proteção da saúde mental, especialmente, para crianças, adolescentes e idosos, diminuindo a propensão à ansiedade, depressão, fobia social, pânico, dentre outras enfermidades psíquicas", diz trecho de um dos ofícios enviados por Carreras ao governo do Estado. Ele ainda reforça: "A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta a prática esportiva para a manutenção da saúde. Já se sabe que cada R$ 1 (um) investido em esporte são economizados outros R$ 4 (quatro) nos gastos com saúde. Esporte é saúde."

Em outro ofício enviado ao governador Paulo Câmara pelo deputado Felipe Carreras são destacados os números que envolvem o futebol society no Estado.  "A F7SPE (Federação Estadual de Futebol Society) possui 332 campos, 444 equipes federadas, 612 escolinhas, 18 mil atletas, 153 projetos sociais e 6,2 mil empregos diretos e indiretos. Já o Grupo de Representantes reúne 140 campos, com uma escolinha em cada um deles, gerando cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos. Essa imensa população de esportistas, crianças e adolescentes, atletas, professores, empregados e empresários vem sendo impactada muito negativamente com a proibição de funcionamento dos campos", diz um dos trechos.

Carreras ainda finaliza: "Esses são números só do futebol de sete (society), imagine quando somados os demais esportes praticados em grupo? O esporte não forma só campeão, ele forma cidadão. Aquela criança que não está sendo acompanhada por um professor na escolinha está, por exemplo, deixando de aprender sobre disciplina, trabalho em equipe".

Tags

Autor