Enem 2024: como organizar os estudos? Cronogramas e técnicas que funcionam
Faltam menos de dois meses para a prova do Enem, mas ainda dá tempo de estudar! Organize-se e otimize seus estudos nesse tempo ainda disponível
Há menos de dois meses para as provas do Enem, muitas pessoas ainda não conseguiram começar a estudar. Se você é uma delas, não se preocupe. Apesar do pouco tempo, ainda dá para estudar.
As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Para estudar nesse período, é preciso ter estratégia e otimizar o tempo disponível. Organizamos um cronograma e algumas técnicas para potencializar os estudos.
Cronograma de estudos para o Enem
Divida os conteúdos pelo seu grau de domínio e priorize os que você possui maior dificuldade. Organize seus estudos em uma rotina durante a semana.
- Segunda-feira: revise conteúdos que você domina;
- Terça-feira: estude atualidades que podem cair na prova;
- Quarta-feira: faça uma prova antiga do Enem;
- Quinta-feira: estude conteúdos que você tem dificuldade;
- Sexta-feira: escreva uma redação;
- Sábado: faça uma prova antiga do Enem;
- Domingo: revise os conteúdos estudados durante a semana.
Anote para revisar mais tarde
Para algumas pessoas, a melhor forma de fixar os conteúdos é fazer resumos. Essa técnica pode facilitar sua revisão.
A sugestão é que se faça mapas mentais ou fichamentos. Opte pela técnica que se mostre mais eficiente para o seu perfil.
Dicas de concentração
Se o seu problema é com a concentração, busque técnicas para lhe ajudar nesse campo. Trocar de matéria de forma aleatória é uma boa dica para manter o cérebro ativo e interessado.
Utilize a técnica pomodoro para gerenciar seu tempo de estudo. Foque totalmente no estudo por 20 a 30 e descanse cinco minutos, de acordo com o italiano Francesco Cirillo, criador da técnica, esse é o intervalo ideal.