Pesquisadores da UPE conquistam prêmios em robótica cognitiva e inteligência artificial no Chile
Grupo foi premiado nas categorias graduação, mestrado e doutorado, com título de "Melhor Projeto de Pesquisa em Robótica Cognitiva da América Latina"
Dez alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) se destacaram no Latin American Summer School on Cognitive Robotics (LACORO), realizado no Chile. Entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2024, os estudantes apresentaram projetos inovadores em áreas como aprendizado de máquina, visão computacional e inteligência artificial.
O grupo foi premiado em todas as categorias: graduação, mestrado e doutorado, recebendo o título de "Melhor Projeto de Pesquisa em Robótica Cognitiva da América Latina".
Conhecido como Time Visão, o grupo é liderado pelo professor Bruno Fernandes, PhD em Ciência da Computação pela UFPE, professor associado da UPE, membro sênior do IEEE e professor visitante da Universidade de Hanôver.
Para Monique Suellen, uma das pesquisadoras do Time Visão, participar do LACORO ampliou a visão do grupo sobre o futuro da robótica. Sua pesquisa foca no desenvolvimento de modelos híbridos para a detecção de anomalias emocionais, integrando dados multimodais como expressões faciais, sinais auditivos e fisiológicos.
"Utilizando aprendizado profundo e técnicas de fusão de dados, busco identificar variações emocionais que podem ser indicativas de comportamentos anômalos, com aplicações em áreas como saúde mental, segurança pública e sistemas inteligentes", explicou a pesquisadora em conversa com a coluna Enem e Educação.
"O objetivo é criar soluções mais robustas e precisas que possam operar em tempo real, trazendo contribuições tanto teóricas quanto práticas para o avanço da inteligência artificial e seu impacto positivo na sociedade", completou.
Incentivo à pesquisa científica
Durante a programação intensiva do LACORO, os estudantes participaram de palestras com especialistas internacionais, workshops interativos e sessões de mentoria. As atividades abordaram desde técnicas avançadas em robótica e inteligência artificial até estratégias para ingresso no meio acadêmico global.
"Entendemos que participar do LACORO foi uma grande oportunidade para representarmos não apenas o Estado, mas também Recife como uma referência de excelência científica e tecnológica. Nós já sabemos que temos o Porto Digital como esse símbolo de referência, mas também precisamos trazer essa questão de inovação e presença tecnologia para dentro das universidades", afirmou Monique Suellen.
Nesta terça-feira (7), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC) da UPE divulgou que Monique foi aprovada para realizar o doutorado sanduíche na Itália, na Università degli Studi di Genova, com apoio do programa CAPES PSDE, dando continuidade à sua pesquisa.
"A parceria por meio da internacionalização nas universidades está cada vez mais frequente, tanto que estamos desenvolvendo pesquisas que estão sendo aplicadas no mercado, e isso é maravilhoso. Existem várias empresas associadas ao nosso PPGEC que estão constantemente buscando soluções", afirmou Monique a coluna Enem e Educação.
O PPGEC está com inscrições abertas para o processo de Seleção para Discentes Regulares (Turma 2025.1) do curso de Mestrado e Doutorado. Os interessados devem acessar a página do PPGEC até o dia 29 de janeiro, para o preenchimento do formulário de inscrição.
Pesquisas em destaque
O prêmio de 'Melhor Projeto de Pesquisa em Robótica Cognitiva' foi concedido pelo impacto e pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Entre as pesquisas apresentadas, destacaram-se:
- Alexandre Rodolfo Moreira Pereira: Interações sociais em ambientes virtuais com Large Visual-Language Models.
- Luciana Machado Lins: Desenvolvendo Agentes Artificiais Empáticos utilizando Large Language Models (LLMs).
- Angel Ayala Maldonado: Controle autônomo de drones com métodos baseados em aprendizagem.
- João Vinicius Ribeiro de Andrade: Séries temporais fuzzy e aprendizado federado.
- Monique Suellen de Lima e Silva Tomaz: Detecção de anomalias emocionais.
- Jose Alejandro Lopez Quel: Detecção de micro expressões faciais.
- Agostinho Freire: Aprendizado federado e destilação de conhecimento.
- Nathália Cauás: Chain of Thought em LLMs para narradores dinâmicos em jogos.
- Igor Lucas Balbino da Silva: Visão computacional, séries temporais e controle autônomo de drones
- Diego Roche: Aprendizado federado.