Inep aplicará Enem dos Professores em novembro; confira as áreas do exame
Segundo o MEC, a PND utilizará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas)

Os estados e municípios têm até o dia 17 de abril para aderir voluntariamente à Prova Nacional Docente (PND), conhecida como o "Enem dos Professores".
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a primeira edição da PND avaliará 17 áreas do conhecimento e utilizará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas). Desde 2024, o Enade tem se concentrado na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica.
Para os concluintes de licenciaturas, o "Enem dos Professores" será composto pela parte teórica do Enade, que inclui questões sobre competências e habilidades gerais da formação docente, além de uma seção específica voltada para os conteúdos de cada área avaliada.
"Todos os concluintes que realizarem a prova do Enade das Licenciaturas poderão utilizar seu resultado para concorrer aos editais de seleção das redes públicas de ensino dos entes federativos que aderirem à PND", informou o MEC.
Ainda de acordo com a pasta, o fato de a prova se basear na matriz do Enade não impede os entes federativos de adotarem outros critérios complementares de seleção, como provas práticas ou análise de títulos.
Aplicação da prova
A Prova Nacional Docente será aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em novembro deste ano e passará a ocorrer anualmente. O exame, que integra um dos eixos do programa Mais Professores, será destinado a concluintes de licenciatura e profissionais já licenciados.
"Atualmente, cada região e município realiza sua própria seleção, seja para professores efetivos, seja para temporários. Agora, vamos auxiliar e apoiar as redes por meio de um exame nacional, que será aplicado em novembro deste ano. A adesão das redes será voluntária, mas qual é o objetivo disso? Uniformizar o processo de seleção em todo o país e garantir a qualidade na entrada desses profissionais nas redes de educação", declarou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Confira as áreas de conhecimento da PND:
-
Artes Visuais
-
Biologia
-
Ciências Sociais
-
Computação
-
Educação Física
-
Filosofia
-
Física
-
Geografia
-
História
-
Letras português
-
Letras português e espanhol
-
Letras português e inglês
-
Letras inglês
-
Matemática
-
Música
-
Química
-
Pedagogia
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC