EXCLUSIVO

Sem apoio algum de Lula, Marília Arraes ainda derrotaria Danilo Cabral, indica pesquisa

Pesquisa eleitoral feita para avaliação interna aliancista testa Danilo Cabral, Marília Arraes e a influência de Lula na corrida pelo Governo de Pernambuco

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 17/05/2022 às 15:47 | Atualizado em 18/05/2022 às 15:55
Divulgação
Danilo Cabral (PSB) e Marilia Arraes (SD), pré-candidatos ao Governo, disputam eleitores de Lula em PE - FOTO: Divulgação
Leitura:

Neste mês, realizou-se uma pesquisa eleitoral para avaliação interna de aliancistas. O levantamento, obtido com exclusividade pela coluna, mostra que Marília Arraes (SD) lidera a corrida eleitoral, mesmo num cenário de apoio expresso e exclusivo de Lula (PT) a Danilo Cabral (PSB).

Nos últimos meses, testemunha-se na disputa pelo Governo de Pernambuco uma disputa, entre Danilo Cabral e Marília Arraes, pela associação a Lula. No estado, o petista lidera a pesquisa de intenção de voto para Presidência da República. O vínculo ao ex-presidente, dessa forma, é considerado essencial para a eleição do candidato escolhido pelo governador Paulo Câmara.

O levantamento indica que mesmo com o apoio expresso de Lula, Danilo Cabral ainda fica com pouco mais da metade da intenção de voto de Marília Arraes. Ela, por sua vez, quando apoiada expressivamente pelo ex-presidente, chega a quase metade da intenção de voto geral para o primeiro turno.

Em tempo, veja o que diz a última pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas em Pernambuco:

De acordo com a pesquisa aliancista, o apoio expresso e exclusivo de Lula só garantiria a Danilo Cabral, neste momento, a presença no segundo turno. Sem ele, o socialista fica na parte de baixo do ranking e Raquel Lyra (PSDB) disputaria o Governo de Pernambuco com Marília Arraes.

Divulgação/PSB
Com covid, Danilo Cabral não vai estar no evento do PT com Lula - Divulgação/PSB

Caso Lula apoiasse tanto a pré-candidata do Solidariedade quanto o pré-candidato do PSB, a situação ficaria mais favorável à ex-petista e o socialista continuaria longe do segundo turno. 

A pesquisa foi realizada por um conhecido instituto e, para ajudar o PSB a direcionar sua campanha, aplicou um questionário com 100 itens entre os dias 08 e 11 de maio de 2022. Ao todo, foram 2.065 entrevistas.

Lula declarou apoio a Danilo Cabral, mas não rejeitou Marília Arraes

Em entrevista concedida à Rádio Jornal, Lula (PT) declarou seu apoio a Danilo Cabral, em detrimento de Marília Arraes. Ela, por sua vez, disse que o socialista é, na verdade, o candidato do acordo PT-PSB.

REDES SOCIAIS
Marília Arraes jogou foto de Lula com chapéu de palha nas redes sociais - REDES SOCIAIS

"Meu candidato é o Danilo, por causado acordo que temos com o PSB. Um acordo que tem o Alckmin como parte do PSB. O PSB ganhou dimensão importante. Mantenho relação de respeito com Marília, mas vou trabalhar para Danilo ser o governador de Pernambuco", disse Lula.

A declaração foi posta em xeque pouco depois, quando, no evento para oficializar o apoio do Solidariedade ao petista, ele colocou um chapéu oferecido pela pré-candidata. No objeto, lia-se: "Lula + Arraes".

Divulgação/PSB
Com covid, Danilo Cabral não vai estar no evento do PT com Lula - FOTO:Divulgação/PSB
REDES SOCIAIS
Marília Arraes jogou foto de Lula com chapéu de palha nas redes sociais - FOTO:REDES SOCIAIS

Últimas notícias