Matéria atualizada às 20h30
Uma das primeiras marcas do projeto Conecta Recife, a oferta de serviços de Wi-Fi na orla da praia de Boa Viagem, está fora do ar. Na verdade, está fora de serviço há mais de mês, quando a Emprel deixou de lado a manutenção das torres com os roteadores que, em alguns postes, estão até mesmo desconectados dos fios.
O serviço foi disponibilizado pela administração Geraldo Julio, que contratou a implantação de uma rede de roteadores em todos os sete quilômetros da orla - de modo a que os visitantes e moradores pudessem acessar a internet com grande facilidade.
A Emprel foi a contratante de uma empresa privada e ficou com a sua manutenção. Nos primeiros anos, a oferta de internet grátis fez de Boa Viagem uma das primeiras praias do Nordeste a oferecer esse serviço.
No final da tarde a Emprel esclareceu a suspensão do funcionamento:
Segundo a empresa a concessionária de energia Neoenergia "está substituindo o posteamento no local acarretando a interrupção do serviço". A Emprel informa, também, que o serviço "será restabelecido do Pina no próximo final de semana".
Já em relação ao trecho da orla de Boa Viagem não há prazo. Segundo a Emprel, o Wi-Fi "será restabelecido após a conclusão do serviço da concessionária de energia".
Com a pandemia do covid-19, a suspensão do serviço passou despercebida, uma vez que em vários meses ficou sem o acesso massivo da população. Mas com a volta da circulação na praia, o serviço faz falta. A suspensão do serviço é lamentada pelos barraqueiros, e não há previsão de que a rede possa ser reimplantada - uma vez que as dezenas de roteadores estão sofrendo o impacto da maresia.
Um contradição já que, em 2020, um estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, colocou o Recife como a cidade mais conectada e inteligente do Norte e Nordeste - está bem colocado entre todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo era definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
O destaque do Norte e Nordeste ficou com a cidade do Recife, que manteve a liderança nos conceitos de cidade inteligente e cidade conectada no Nordeste e ainda saltou oito posições, saindo do 23º para o 15º lugar entre todos os 673 municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente.