Pernambuco manteve a 15ª posição no Ranking Nacional de Competitividade dos Estados. Mas desde 2015 temos um comportamento de sobe e desce comparado aos demais estados, sem grandes avanços. E mesmo o desempenho de 2015 e 2016 (quando se manteve na 13ª colocação no País) foram puxados por dois anos de queda brutal do PIB brasileiro. Não avançamos. Os outros é que recuaram fortemente.
Seria razoável que candidatos ao governo baixassem e mergulhassem nas planilhas que mostram a performance de Pernambuco - isso exigirá a compreensão do desafio que os espera.
A vantagem desse tipo de estudo é que ao comparar vários perfis e medir mais de 80 condicionantes, temos a ideia do quadro geral. É importante ter presente que de uma maneira geral o índice mostra que depois da pandemia o Nordeste perdeu mais. Os estados da Região não avançaram, e o fato de estarmos na mesma posição de 2021 não é motivo de comemoração.
Não é nada confortável ter caído em Educação e Sustentabilidade Ambiental. E mais preocupante quando a situação de nossa infraestrutura se nivela à queda na sustentabilidade social. Isso decorre de falta de objetivo de governo, de foco. Num quadro onde os estados cada vez mais brigam por ser atrativos e gerar emprego e renda, ficar parado é andar para trás em relação aos demais estados.
Estado compra energia solar gerada em usina flutuante
Após o leilão para a PPP de geração de energia solar para 52 prédios do Estado consumidores do Grupo A (alta tensão), vencido pela Enerfín do Brasil, a Seplag, por meio do Programa de Parcerias Estratégicas (PPPE), abriu o processo de concessão para construção, operação, manutenção e gestão de usinas flutuantes de geração de energia solar fotovoltaica para 3.666 prédios do Estado consumidores do Grupo B (baixa tensão), como escolas, unidades de saúde, de segurança e de outras áreas.
Hub de Hidrogênio Verde em Pernambuco
Amanhã, às 8h30, no auditório do JCPM, tem um encontro de lideranças do Estado para discutir o Hub de Hidrogênio Verde em Pernambuco, com o executivo de Inovação e Sustentabilidade da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, Ansgar Pinkowski; o diretor da Qair Brasil, Gustavo Silva, e o vice-presidente da CTG Brasil, José Renato Domingues; além do presidente de Suape, Roberto Gusmão.
Porto de Galinhas busca cliente no Paraguai
O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau participa do "Tour Gastronômico do Brasil", em Assunção, no Paraguai, até esta quinta-feira - em parceria com a Prefeitura do Ipojuca. O evento comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, promovido pela Embaixada do Brasil em Assunção.
Inglês Easy em fase de expansão pelo Nordeste
A rede pernambucana de escolas Inglês Easy, fundada pelo empreendedor Luiz Kotkievicz, em 2010, com cinco unidades próprias e outras cinco associadas na RMR, atendendo a 3 mil alunos, abriu seu projeto de micro franquia - que mira entre 12 e 15 novas escolas nos próximos 12 meses no Nordeste. Investimento é a partir de R$ 30 mil.
Boa Viagem sem a internet grátis do Conecta Recife
A prefeitura do Recife apresentou o novo portal de serviços Conecta Recife, comemorando a oferta de 509 serviços públicos municipais numa só plataforma, com um serviço de busca inteligente para facilitar o acesso a informações que são de interesse público. Mas ainda sem a volta dos serviços de internet grátis na orla de Boa Viagem.
Apresentação do REC'n'Play 2022
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena e o CEO da Ampla, Queiroz Filho - co-realizadores do REC'n'Play, o maior festival de tecnologia e inovação do Brasil, divulgam as novidades da edição 2022 amanhã no Teatro Apolo 235, às 11h30.
Parrilla no Complexo Novo Mundo, no Paiva
O restaurante Fogo Burguer e Parrilla abre sua segunda unidade em Pernambuco, no Complexo Novo Mundo, no Paiva, com foco num cardápio ancorado em hambúrgueres artesanais e cortes de carnes nobres feitos na Parrilla, a conhecida churrasqueira Argentina.
AmBev inicia projeto piloto para doar alimentos
O fato de o Brasil voltar a figurar no Mapa da Fome das Nações Unidas, ao mesmo tempo em que desperdiça anualmente 26 milhões de toneladas de alimentos, segundo dados da FAO/ONU, levou a cervejaria Ambev a fazer uma parceria com a startup social Comida Invisível, que vai conectar quem quer doar alimentos usando pontos de vendas cadastrados no BEES - plataforma B2B da Ambev. Começou pelo Rio de Janeiro com perspectiva de ser ampliado para outras praças.