Aqui para nós e o povo da rua, mas essa conversinha de pé de orelha do PT de ampliar a negociação para a aprovação da PEC da Transição, com validade quatro anos, "vendeu" o futuro governo Lula, quando se começou a falar de retirar os custos da Bolsa Família do Teto dos Gastos.
Ora, se o futuro governo quer mesmo acabar com orçamento secreto - como o então candidato Lula prometeu na campanha - não dá para chegar com esse tipo de proposta de "excluir" o OGU, cerca de R$ 120 bilhões para bancar o programa em todo o período do novo governo. Desde o começo, o diagnóstico dos gastos sociais herdados do Governo Bolsonaro foi tratado como emergência.
Então, essa proposta do senador Wellington Dias (PT-PI) para o relator geral do orçamento Marcelo Castro é tudo que Arthur Lira poderia sonhar para negociar sua reeleição.
Como o candidato diz que vai acabar o orçamento secreto e propõe não contabilizar o Bolsa Família? Na prática, Arthur Lira vai trocar a manutenção de R$ 20 bilhões do seu Orçamento Secreto por R$ 120 bilhões do Bolsa Família de Lula que vai "arranjar" R$ 100 bilhões a mais nos orçamentos futuros. É bom para ele, mas ficou devendo esse favor a Arthur Lira. Ou alguém acha que Marcelo Castro não relata a Arthur Lira tudo que conversa com a equipe de transição?
A sabedoria popular ensina que quem se julga muito esperto tem um dia de bobo na frente de todo mundo. Lula não pode querer ser esperto e usar uma situação de emergência (com a qual todos concordam) para dar uma volta no teto de gastos. O Congresso pode até aprovar, mas vai cobrar caro. Lá o mais ingênuo se elegeu deputado federal.
A Confederação Nacional do Comércio estima que a Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20, vai injetar R$ 864 milhões no faturamento de bares e restaurantes do País um incremento real de 8,3%, em relação ao Mundial da Rússia. Historicamente, nos mundiais de Futebol, o faturamento do segmento cresce 2,52%.
A Fundação Carrefour lançou convocação internacional para apoiar projetos sociais desenvolvidos por ONGs nas áreas de Agricultura Sustentável, Desperdício Zero de Alimentos e Educação Nutricional. Vai pagar 30.000 euros para as iniciativas da Argentina, Bélgica, Brasil, Itália, Polônia, Romênia, Espanha e Taiwan. Inscrições no site da Fundação Carrefour até este domingo.
A marca portuguesa Gallo, líder mundial em azeites, chegou 52,3% de penetração nos lares do Brasil. Fundada em Portugal, em 1919, a empresa produziu uma edição Gallo Especial Brasil, azeite que celebra os laços entre os países. A empresa aposta nas vendas de Natal e Ano Novo.
O Brasil está consumindo menos cimento em 2022. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento - SNIC, de janeiro a outubro foram vendidas 53 milhões de toneladas, uma redução de 2,7% frente ao mesmo período em 2021. Em linha com a queda de 7,6% de janeiro a setembro nas vendas de materiais de construção no varejo.
O estudo "Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras" revelou que a maior parte das empresas que já eram multinacionais antes da pandemia aumentou seus investimentos no mercado internacional, saindo de um grau médio de internacionalização de 12,9% em 2006 para 23,1% este ano. Ainda segundo dados do relatório FDC mais de 500 empresas brasileiras possuem operações fixas em outros países, indo além da exportação.
A Vitarella, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, recebeu mais uma vez da Associação Pernambucana de Supermercado (APES), o carrinho de ouro como Destaque Nacional na categoria "indústria fornecedora a supermercadistas". A marca nº 1 em vendas de biscoitos no Brasil*, e com posição de destaque em massas, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes.
Já é possível regularizar as pendências numa das quase 11 mil agências dos Correios abertas pelo País, 222 unidades em Pernambuco. Uma parceria entre a estatal e o Serasa Experian permite aos consumidores terem acesso ao atendimento presencial do serviço "Limpa Nome" nas agências.
Ficou pronto o novo "Índice de Automação", da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, indicando que o brasileiro está mais próximo dos dispositivos pessoais e residenciais. A pesquisa, realizada com a Ipsos Brasil, ouviu maiores de 18 anos, das classes A, B e C das principais capitais do País. O acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos e eletrônicos, residências e veículos lideram o uso de internet. Os itens mais presentes são SmartTV, eletrodomésticos conectados e smartphones.