Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Coluna JC Negócios

Anac considera serviço emergencial na pista de pouso de péssima qualidade e Aeroporto de Fernando de Noronha continua sem receber avião grande

ANAC após uma consulta aos operadores aéreos envolvidos acerca das conclusões da avaliação de risco e eventuais condicionantes eles informaram que há a necessidade novos serviços.

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Publicado em 29/12/2022 às 10:57 | Atualizado em 29/12/2022 às 17:02
A ANAC mantevae a proibição de pousos e decolçagens de aeronaves da jato em Fernando de Noronha - HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

A ilha de Fernando de Noronha vai continuar impedida de receber ações de grande porte em função da insegurança que a pista do Aeroporto Carlos Wilson Campos. Num duro relatório elaborado pelas suas equipes técnicas a Anac recomendou a manutenção da medida acautelatória aplicada pela Decisão da Medida Cautelar anunciado no dia 5 de outubro último.

Segundo a ANAC, mesmo com a finalização dos reparos emergenciais, ainda persiste a situação já constatada quanto à desagregação do pavimento e ao risco de ingestão e danos aos motores, fuselagem e pneus das aeronaves pelo material desprendido.

No dia 5 de outubro a Agencia informou que o aeroporto continuara podendo receber apenas aviões de pequeno porte como os ATR da Azul que podem levar até 70 passageiros. Mas que estavam proibidas as operações de pouso e decolagem do aeroporto de Fernando de Noronha para aeronaves com motores a reação – exemplo dos turbojatos. De acordo com a entidade, a ação é por questões de segurança e será mantida até o cumprimento das determinações presentes no Regulamento Brasileiro de Avião Civil (RBAC).

Na mesma semana o Governo do Estado informou que estava providenciando uma alçai emergencial para quem em até 60 dias pudesse pedir a autorização para a volta das operações de jatos. Entretanto, os serviços feitos por uma empresa contratada às pressas se revelam de péssima qualidade.

GOVERNO CONTESTA ANALIAÇÃO NA ANAC

Segundo a ANAC após uma consulta aos operadores aéreos envolvidos acerca das conclusões da avaliação de risco e eventuais condicionantes eles informaram que há a necessidade condicionante de implementação de um processo efetivo de manutenção corretiva do pavimento, de forma a trazer os riscos identificados para níveis minimamente aceitáveis.

Segundo o relatórios as obras emergenciais ocorridas foram insuficientes para alteração do quadro de risco operacional do aeroporto, em virtude de as intervenções terem ocorrido em uma área total de apenas 0,1675% da área da pista de pouso.

Também não há indícios de problemas com a metodologia empregada na restauração do pavimento, no entanto há necessidade de acompanhamento do desempenho do pavimento durante e após a conclusão das obras.

O PARECER DA ANAC

Avaliação quanto às condições operacionais da Pista de Pouso e Decolagem do aeródromo público de Fernando de Noronha/PE.

Para a ANAC agora será necessário ao Governo do Estado avaliar a necessidade ou não de execução de grooving (ranhuras no pavimento que permitem o escoamento de águas pluviais) na pista de pouso e decolagem e de definir procedimentos de acompanhamento da funcionalidade do pavimento (podendo ser realizadas novas avaliações de PCI, aprimorar o controle de FOD e de sobrecarga de aeronaves.

Segundo a agência, a Análise de Risco referente à operação no Aeródromo de Fernando de Noronha diante deste cenário, manteremos a suspenção temporária das operações no aeroporto de Fernando de Noronha, até que se implemente um processo efetivo de manutenção corretiva do pavimento, de forma a trazer os riscos identificados para níveis minimamente aceitáveis.

Quando a ANAC anunciou a proibição do pouso de jatos o Governo de Estado informou ter contratado obras emergenciais de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha devem ser concluídas até o dia 30 de novembro.

A Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, afirmou ter iniciado os serviços com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no final de semana.

Por conta da determinação, a Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. Donos de mercados e farmácias relataram dificuldade de conseguir transportar produtos e desabastecimento, enquanto pousadas, táxis e locadoras de veículos registram queda de movimento.

Com a decisão da Anac, as operação em Fernando de Noronha será realizada com aeronaves do modelo ATR72-600, com capacidade para transportar até 70 passageiros. - Foto: Alexandro Auller/Acervo JC Imagem

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