A ministra do Planejamento, Simone Tebet foi ontem à Câmara Federal. Conversou sobre Reforma Tributária com o presidente reeleito, Arthur Lira sobre a promessa do Governo Lula aos agentes econômicos e ao mercado financeiro de aprovar um dos textos que está em tramitação no Congresso Nacional, com foco na escrita pelo hoje assessor especial, Bernard Appy.
A ex-senadora sabe que existe uma briga de protagonismo das duas casas para ver sobre qual dos quatro textos deve ser analisado pelo plenário das duas casas. Embora o que foi elaborado por Bernard Appy esteja mais avançado, pois avançou nos debates. Além do fato de que no governo passado obteve apoio dos secretários de Fazenda dos estados. Mas ele não é consenso. Entidades representativas dos prefeitos, especialmente de capitais, se queixam de que podem perder receitas especialmente as que avançaram nos processos de cobrança de ISS.
Simone Tabet sabe que Governo não impõe prazo a senador e deputado. Salvo como o próprio Arthur Lira fez no governo passado atropelando o ritmo das casas, desengavetando projetos semelhantes aprovados nas comissões e os reescrevendo no plenário apenas para entregar uma nova legislação em regime de urgência.
Então, se não foi daquele jeito, as coisas não andam com a celeridade que Lula, Geraldo Alkmin e Fernando Haddad andam prometendo. Ontem, na conversas com Arthur Lira, a ministra disse que "Não temos que colocar prazo. Não conhecemos a nova legislatura e temos de dar o tempo deles. O importante é que a reforma tributária caminhe, e ela vai caminhar, porque tem boa vontade do Congresso Nacional e é uma determinação do presidente Lula que a equipe econômica possa avançar e se colocar à disposição do Congresso para essa pauta".
Faz sentido. Hoje, a proposta de Bernard Appy (PEC 45/2019), tecnicamente está pronta para entrar em Pauta de Plenário. O problema é que existe Emenda à Constituição n° 110, de 2019 que ainda não tem relator designado, mas é o preferido do Senado.
Então, não adianta muito aquela conversa de Fernando Haddad quando afirma que a prioridade do Governo é aprovar a Reforma Tributária. Esse discurso serve para o governo fugir das entregas das coisas urgentes jogando a conversa apara o futuro. Mas se quer fazer Reforma Tributaria vai ter que ter gente no Congresso tomando conta. Não dá para esperar o ritmo normal da casa.
E sempre é bom lembrar. Na tramitação da Reforma da Previdência, o governo Bolsonaro despachou Rogério Marinho para dar expediente no Congresso. Então, ou Lula despacha um Rogério Marinha para despachar no Congresso ou a reforma não vai sair nem em seis meses nem em 2023.
A Incorporadora OR entrega, neste sábado, o seu novo projeto na Reserva do Paiva. O Residencial Verano considerado um grande sucesso de vendas no mercado imobiliário local. Os apartamentos de 97 m², distribuídos em quatro torres de 13 pavimentos, denominadas Amalfi, Maiori, Positano e Ravello, inspirados na Costa Amalfitana. A primeira fase está com 100% das unidades vendidas. A segunda fase (torres 3 e 4), com entrega prevista para junho de 2024. Atualmente, todo o empreendimento está 87% vendido.
O engarrafamento Pitú está como nova campanha promocional para o Carnaval 2023. A empresa colocará no mercado cinco milhões de latinhas de 350 ml comemorativas com embalagem personalizada para o período festivo. Com o mote da música "Ô Abre Alas", primeira marchinha carnavalesca da história criada pela compositora e musicista Chiquinha Gonzaga em 1899. As latas com layout temático começam a ser distribuída nesta quarta-feira (8).
A Anatel divulgou, ontem, a primeira lista das 20 empresas identificadas como maiores oxigenadoras de chamada indesejadas para telefone fixo ou móvel e que ultrapassaram os limites de ligações estabelecidos legalmente. No ano passado a Anatel lançou um portal na internet www.QualEmpresaMeLigou.com.br que permite ao usuário consultar, por meio do número originador da chamada recebida, qual é a empresa que está ligando para seu telefone fixo ou móvel. Inicialmente foram identificadas 410 empresas das quais saíram as 20 que mais incomodaram os clientes. As três maiores foram R1 Tech Tecnologia em Informática Ltda; Foco Sistemas de Telecomunicações e a Infinitus Brasil Telecomunicações Ltda.
A corretora de imóveis, Central de Vendas está oferecendo mais de mil unidades à venda no Feirão dos Privês, promoção focada em consumidores que buscam imóveis mais simples e que já estejam prontos para morar. São unidades de 40 a 57 metros quadrados, com um, dois ou três quartos com valores começam em R$ 140 mil. A proposta é que, vencidos todos os trâmites legais, o cliente já consiga se mudar imediatamente.
O superintendente do River Shopping em Petrolina, Welton Carvalho, ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Superintendente de Shopping 2022, no Prêmio The Best of Malls', concurso nacional que elege os profissionais de destaque do ano promovido pela Overmalls, plataforma especialista em Shopping Centers.
O executivo Fábio Sirkis é o novo superintendente do Shopping Difusora, em Caruaru. Sirkis já atuou em shoppings do Recife e trabalhou noutros estados.