O Itaú Unibanco registrou resultado recorrente de R$ 30,8 bilhões em 2022, com alta de 14,5% em relação ao ano anterior, e retorno recorrente sobre o patrimônio líquido (ROE) médio anualizado de 20,3%.
Entre os fatores que mais influenciaram os resultados estão o crescimento da margem financeiracom clientes, impulsionado pelo efeito positivo do crescimento da carteira, associado à gradual mudança do mix para créditos relacionados ao segmento do varejo.
Embora não se refira especificamente ao caso americanas o Itaú esclareceu que no quarto trimestre de 2022, o banco reconheceu nas demonstrações os impactos provenientes de evento subsequente à data do fechamento relacionado a um caso específico de empresa de grande porte que entrou em recuperação judicial.
Também contribuiu para os resultados o aumento das receitas de prestação de serviços e seguros em razão do maior faturamento na atividade de cartões, tanto em emissãoquanto em adquirência e dos maiores ganhos com administração de recursos.
Houve reforço na Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa para cobrir 100% daexposição, gerando um impacto de R$ 719 milhões no resultado recorrente gerencial.
O presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho afirmou que “A entrega da melhor experiência para os nossos clientes, aliada à excelênciana gestão de riscos, foram determinantes para os resultados consistentes de 2022 e para iniciarmos 2023 muito bem-posicionados. Antecipamos o atual ciclo de crédito,diversificamos nossos portfólios e calibramos nossa exposição. Ao mesmo tempo, continuamos a consolidar nossa transformação cultural e digital, o que tem sido fundamental para os resultados conquistados pelo Itaú Unibanco nos últimos trimestres.
A relevância dos meios digitais na atração e atendimento dos clientes do banco segue em ascensão. Em 2022, 70% das contratações de produtos por pessoas físicas foram realizados digitalmente, um crescimento de 14 pontos percentuais na comparação com 2021. Ainda na frente de transformação digital, encerramos o ano com 50% de nossa plataforma modernizada e rodando na nuvem pública.
Ao mesmo tempo, o Itaú encerrou o ano de 2022 colhendo resultados positivos no que chama de jornada de encantamento de clientes. Evoluímos positivamente na satisfação de nossos clientes (medida pelo NPS) em todos os segmentos de pessoas físicas (com aumento médio de 8 pontos) e de pessoas jurídicas (com aumento médio de 10 pontos). Além disso, segundo o banco os resultados também na satisfação de nossos colaboradores (medida pelo e-nps), atingindo 88 pontos no final de 2022.
A carteira de crédito total cresceu 11,1% ante 2021, atingindo R$ 1.141,5 bilhões em dezembro de 2022. Na carteira de pessoas físicas, o aumento está relacionado aos volumes de linhas associadas a crédito garantido, como imobiliário (23,8%), mercado em que estamos bastante ativos e lançamos novas funcionalidades para atender melhoro cliente; e também de outras linhas, como cartão de crédito (20,5%), em razão da maior utilização do produto e crédito pessoal (26,8%) na comparação com 2021.
Segundo o CFO do Itaú Unibanco, Alexsandro Broedes “O crescimento das nossas receitas, aliado ao nosso programa de eficiência,é reflexo da transformação cultural e digital que o Itaú Unibanco vem realizando. Nosso balanço robusto demonstra capacidade do banco de absorção de riscos como os que enfrentamos no fechamento de 2022. Em 2023, seguiremos com disciplina de execução e foco na eficiência operacional, presentes em nosso guidance, para continuar entregando resultados consistentes e sustentáveis.”