Diretores de empresas de capital aberto tem uma grande preocupação na divulgação de informações das empresas que comandam especialmente quanto a preços e mercados em função da regras de compleance impostas pela Comissão de Valore Mobiliários (CVM). Eles chamam isso de guidance, uma forma de oferecer ao público acesso direto e transparente das próprias informações financeiras da empresa. Isso explica porque na hora de falar dos balanços quem fala é o Diretor Financeiro.
Esse era o comportamento da Petrobras até a chegada de Jean Paul Prates que apareceu no noticiário desta sexta feira, horas antes da conferencia de resultados da companhia, dizendo que “Semana que vem vamos falar de preço. Há chance de reajuste na semana que vem, de fazer uma avaliação (de preços) em alguns combustíveis. Mas não vou dar spoiler “disse. Spoiler é uma expressão ligada mais ao entretenimento é define a antecipação de partes importantes do enredo de um filme, de uma série televisiva ou de um livro. Não é usada em companhia com ações em Bolsa.
Mas esse parece que será um comportamento que será adotado, a partir de agora, quando o presidente da estatal falará no mesmo dia da apresentação de seus resultados. Prates disse que a Petrobras vai seguir o critério de estabilidade de preços frente à volatilidade internacional. E destacou que haverá atratividade para o cliente.
Seria uma notícia muito importante para o mercado se ela viesse do, diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras, Sérgio Caetano Leite quando falou dos resultados do primeiro trimestre. Leite porém foi mais cuidadoso: Vamos buscar ser cada vez mais competitivo no mercado brasileiro. Não vamos perder a venda para os concorrentes. Essa será a nossa estratégia comercial.
Ele sabe que nesta sexta-feira, por exemplo, a gasolina nos pólos da Petrobras é vendida R$ 0,39 acima do exterior. O mesmo ocorre com o diesel. Hoje, o valor da estatal está R$ 0,28 maior. Isso quer dizer que os importadores é possível vender mais barata que a Petrobras. O que só aumenta o desafio da empresa quando avisa que não vai perder venda paras os concorrentes.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – Abicom os preços médios da gasolina operam com diferenciais positivos em todos os pólos analisados e no caso do óleo diesel, exceto em Aratu (BA). Positivos para os importadores que são concorrentes da Petrobras.
Entretanto, a questão da baixa ou aumento de preços dos produtos Petrobras é apenas um ponto na questão da política de comunicação da estatal com seus acionistas. Não é uma boa pratica que dirigentes da empresas comecem, a falar fora do horário adequado quando existem canais para isso.
No dia 16 de abril, dois diretores da estatal, Claudio Romeo Schlosser, diretor de Comercialização e Logística, e William França da Silva, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, confirmaram ao jornal O Globo que as discussões do novo plano de negócios envolvem a construção de unidades 100% renováveis no Gaslub e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest). No dia seguinte a empresa precisou dizer que "os estudos são preliminares e ainda serão submetidos às instâncias de governança da Companhia".
Isso ficar mais complicado quando o próprio presidente se apressa em anunciar decisões que ainda estão sendo analisadas por sua diretoria. Não é razoável que a partir de agora do presidente aos diretores comecem a falar sobre preços, investimentos e mudança na política de preços que vão exigir determinações mais aprofundadas.
Nos últimos anos, a Petrobras adotou um comportamento de comunicações institucionais de forma técnica e profissional. E valorizando as ações da companhia sem personalizar essas ações. Isso mudou coma chegada de Prates que tem divulgado uma agenda pessoal de suas ações a ponto de nos 100 dias de sua gestão divulgar uma lista de 50 ações sua gestão tomou na empresa.
O presidente da Republica falar sobre a Petrobrás e fazer criticas é normal porque ele não responde pela empresas embora seja o representante do acionista controlador. O presidente da companhia falar fora dos canais de comunicação em dia de divulgação de resultados e prometer baixa ou subida de preços só faz constranger quem pelo estatuto da empresa foi designado para isso e responde por isso legalmente.
A construtora pernambucana Moura Dubeux divulgou seu balanço do primeiro trimestre de 2023 onde teve R$ 326 milhões em vendas líquidas num crescimento de 18,9% sobre o mesmo período em 2022. Entretanto ela teve uma redução de 55,7% nos seus lançamentos provocados pela ação cautelosa com o cenário macroeconômico nacional. A empresa tem hoje R$ 1,571 bilhão em imóveis a comercializar sendo R$ 565 milhões em lançamentos, R$ 894 milhões em construção e apenas R$ 112 milhões prontos.
A empresa lançou seu primeiro produto em Aracaju/SE, o Casa Jardins e em João Pessoa/PB, com o lançamento do Mirante Ruy Carneiro. No período o Ceará, que respondeu por quase 40,0% do total comercializado seguido de Pernambuco (25,0%) e Bahia (22,5%). A MD tem atualmente um banco de 60 terrenos que somam mais de R$ 8,2 bilhões em VGV potencial e atingiu o patamar de 45 projetos em execução simultaneamente, sendo 20 em regime de Incorporação e 25 sob o regime de Condomínio.
A Voepass Linhas Aéreas anunciou a expansão de vôos para o arquipélago com as principais capitais do Nordeste: Fortaleza/CE, Natal/RN e Recife/PE previstos para julho deste ano e será operado com as aeronaves modelo ATR72, com capacidade para 70 passageiros com o objetivo é gerar mais comodidade e conectividade.
A Oficina Cerâmica Brennand será loja-âncora da Casa Zero, primeiro shopping social do Brasil, que funciona na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife e que será inaugurada nestal quarta-feira. No local, além das peças de cerâmica haverá vendas de ingressos para o museu da Várzea e terá informações sobre o artista pernambucano e sua obra.
A Prefeitura de Caruaru ficou em 1º lugar em transparência pública no Estado de Pernambuco, entre os municípios pernambucanos acima de 300 mil habitantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública de 2022, desenvolvido pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), através levantamento nacional da transparência realizado em dezembro de 2022.
A campanha Vem Pro Centro Dia das Mães já registrou 11 mil cupons cadastrados depois de compras realizadas em lojas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista. A ação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) em parceria com a Prefeitura de o Recife objetivo incrementar as vendas do comércio do Recife em 10%, em relação ao mesmo período do ano passado.