Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Coluna JC Negócios

Na posse no comando da Petrobras, Magda Chambriard leva Lula para ver futuro do petróleo

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard diz que empresa percorrerá como uma "líder brasileira da transição energética justa e inclusiva".

Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 22/06/2024 às 12:45 | Atualizado em 22/06/2024 às 13:05
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, visitaram os laboratórios do Cenpes - Petrobras

A solenidade de posse no Rio de Janeiro, da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na última quarta-feira (19) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva foi o que se pode chamar de ocupação. Além do de Minas e Energia, Alexandre Silveira e outros seis ministros estiveram na sede da companhia, assim como dos presidentes de bancos estatais.

Lula disse que mesmo quando o petróleo não for mais o motivo de existência da Petrobras, ela ainda será uma empresa de energia, refinando biodiesel, produzindo hidrogênio verde e outras soluções sustentáveis”. Mas pelo andar da FPSO (sigla para o termo inglês Floating Production Storage and Offloading, traduzido como Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência) isso vai demorar, para tristeza dos ambientalistas do governo.

Transição energética

E que mesmo quando Chambriard diga que a companhia percorrerá como uma “líder brasileira da transição energética justa e inclusiva” isso quer dizer ativos de petróleo e gás, plantas de refino que segundo ela terão “investimentos consistentes e tempestivos”. Ou seja: a Petrobras vai ser o que sempre foi; Uma empresa de exploração de petróleo.

E uma boa demonstração dessa linha foi a visita guiada que Magda Chambriard conduziu levando o presidente Lula da Silva e sua comitiva aos laboratórios do Cenpes (CENPES - Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello) que é o orgulha da empresa na pesquisa de petróleo.

O Cenpes foi onde o modelo conceitual (não o de construção) da refinaria Abreu e Lima foi desenvolvido. Lula e sua comitiva vestiram jalecos brancos e assistiram a uma apresentação com óculos de realidade ampliada sobre o futuro da companhia e suas pesquisas. A ministra do meio ambiente Marina Silva não esteve presente.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS