O secretário-executivo do ministério dos Transportes, George Santoro, que está no Recife para uma reunião com o governo de Pernambuco e o DER-PE para tratar das obras do PAC em Pernambuco, em especial o Arco Metropolitano disse no Passando a Limpo da Rádio Jornal que assim que o DNIT receber o projeto da alça da Vitarella que está sendo escrito numa parceria com o Grupo Atitude, o colocará para validação de modo a quem ele esteja no conjunto de obras a serem feitas em 2025.
O problema que se arrasta por mais de uma década começou a ser equacionado depois que o Grupo Atitude, que reúne empresários pernambucanos, fez um convênio com o DNIT para pagar o projeto que está sendo escrito sob orientação do órgão federal dentro das normas técnicas que o governo federal exige.
Ele deve ser entregue até novembro e George Santoro prometeu que dará atenção especial para que ele já esteja na programação de obras do próximo ano do DNIT. A obra é relativamente simples, pois consiste numa alça que conectará a estrada da Batalha com a antiga rodovia BR-101 que é federal embora passe por trechos da atual estrada duplicada sob domínio da União.
Hoje, mais de 30 mil veículos leves e pesados e ônibus são obrigados a fazer um contorno de dois quilômetros para cair da estrada da Batalha entrar na BR-101 e depois voltar a estrada antiga causando um grande engarrafamento nos horários de pico;
George Santoro disse que está a par do problema, pois estava trabalhando no governo de Alagoas no governo do Renan Filho, atual ministro dos Transportes. E que como passageiro vivenciou a crise na estrada.
Em Pernambuco ele vai tratar ainda do projeto do Arco Metropolitano que deve ter sua parte Sul iniciada a construção em 2025 ligando a BR-232 a rotatória do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo desafogando o tráfego em direção ao litoral Sul que hoje precisa entrar no Recife. O projeto deve ser dividido em partes de modo a que o Governo do Estado faça uma parte e o DNIT outro.