Canteiros de obras inteligentes: a tecnologia a serviço da construção civil
Tecnologias e metodologias otimizam processos na construção civil, ajudando a aumentar a eficiência, reduzir as quantidades de resíduos e os prazos
A construção civil é um dos principais setores da economia, tendo como projeção de crescimento de 3,5% para o ano de 2024, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Esse aumento também se deve às novas tecnologias e metodologias, que moldam espaços com soluções mais eficientes, seguras e personalizadas.
“Para a construção civil, que é uma indústria de transformação, a tecnologia atua mais na inovação dos materiais. Já a metodologia seria a "tecnologia" para a mão de obra, ou seja, momento do fazer”, destaca André Souza, engenheiro e gerente de obras da Construtora Carrilho.
Uma das metodologias que têm conquistado espaço no mercado é a Lean Construction, que busca eliminar desperdícios em todos os processos de construção, desde o projeto até a entrega da obra. Dessa forma, é possível otimizar o fluxo de trabalho, reduzir custos e prazos, além de aumentar a qualidade final do produto.
“É essencial um bom planejamento que conte com ferramentas como Lean Construction e Project e um bom acompanhamento com o PDCA [Plan-Do-Check-Act, Planejar-Fazer-Verificar-Agir em português)”, afirma o gerente de obras. O ciclo mencionado por ele é uma metodologia de gestão essencial para a melhoria contínua de processos e produtos.
André explica que essas ferramentas permitem maior assertividade nos serviços, além de tornar o processo mais sustentável. “No PGRCC [Plano de Gerenciamento de Resíduo da Construção Civil], mostramos que temos uma redução de entulho de cerca de 25% em relação ao sistema tradicional, com isso ajudando o meio ambiente”, exemplifica.
Nas linhas Home e Urban da Construtora Carrilho, é utilizado o sistema construtivo moldado in loco (parede de concreto), e na Premium, a estrutura convencional. Os empreendimentos são contemplados pelas metodologias e tecnologias que visam otimizar o processo de forma sustentável.
>> Saiba mais sobre as construções de cada linha da Carrilho
O gerente de obras também aposta nas tecnologias mais promissoras no futuro da construção civil: “A realidade aumentada e BIM [Building Information Modeling, Modelagem da Informação da Construção em português] está ganhando muita força nos últimos anos.”