SAÚDE

Cachorro se recupera de ataque de pitbull e recebe alta no Recife 

Black foi mordido em 29 de julho na frente de casa, na UR-7 Várzea, Zona Oeste do Recife, e sofreu perfurações no pescoço, teve a costela quebrada e a pata machucada

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 13/08/2021 às 10:10 | Atualizado em 13/08/2021 às 11:32
Notícia
X

As idas e vindas do cachorrinho Black, de sete meses, ao hospital veterinário acabam nesta sexta-feira (13), quando ele terá alta definitiva do tratamento que faz desde 29 de julho, quando foi atacado por um cão da raça pitbull. Ele foi mordido na frente de casa, na UR-7 Várzea, Zona Oeste do Recife, e sofreu perfurações no pescoço, teve a costela quebrada e a pata machucada.

"Estamos felizes, graças a Deus. Ele já estava em casa com a gente, mas hoje é o último dia dele fazer curativo e ser liberado", disse a dona de casa Isabela Vanessa, de 33 anos, tutora de Black.

À época do incidente, o filho de Vanessa, o Ian Miguel, de 6 anos, emocionou os telespectadores da TV Jornal ao fazer, ao vivo, uma oração pela saúde do cachorro. Segundo a mãe, o pequeno também pediu pela melhora de Black nesta sexta (13). "Ele está bem melhor. Fez uma oração agradecendo [a alta]", contou.

Nessa quinta-feira (12), Vanessa foi intimada a comparecer na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, que fica em Tejipió. "Eu e duas pessoas [que também foram vítimas ou tiveram cachorros vítimas do ataque] fomos intimadas ontem. Os cachorros não tem culpa, quem tem é o dono. Vou colocar o caso na Justiça", afirmou.

À reportagem, vizinhos contaram que o pitbull nunca era levado para passear, e que se soltava constantemente. Após a transmissão do caso na TV Jornal, médicos veterinários e advogados entraram em contato com a família para custear o tratamento do animal e entrar com processo contra o tutor do cão.

Pitbulls são naturalmente perigosos?

Especialistas, médicos veterinários e adestradores ouvidos pela coluna Meu Pet garantem que pitbull é, por natureza, uma raça dócil e calma, muito usada como uma espécie de "babá" de crianças antigamente. O que explica os casos de ataques é o animal ter sido criado em um ambiente que o tornou mais violento, ou o desejo de marcar território contra outro cachorro.

“Ele é um animal forte, mas não é agressivo, é manso; tanto que não é um cachorro de guarda. Quando ataca, é porque existiu algum gatilho ou porque desenvolveu transtornos que não são inerentes à raça e que qualquer animal teria, dependendo da criação. O que acontece é que ele tem uma mordida muito forte, [com impacto] que pode chegar até uma tonelada, por isso os ataques são noticiados, e as pessoas entram em pânico e passam a ter horror da raça”, explica a médica veterinária Cristiane Aguiar.

“Esse ataque poderia ter vindo de um vira-lata, golden, de um labrador ou de um shih-tzu, o que muda é o estrago que é feito, porque a mordida de um cão de raça pequena seria imperceptível. O tutor tem que saber o potencial e o temperamento do cachorro e os ambientes em que ele vai”, defende a adestradora Crislane Santos.

Entretanto, ainda que o pit tenha crescido em um ambiente ou sob estímulos que o tornaram mais violento, é possível reverter esse quadro, segundo Cristiane. “O comportamento pode ser revertido, não é necessário eutanasiar o animal por isso. Ele deve passar alguns dias em observação, deve ser levado para um adestramento e fazer avaliações com uma veterinária que trabalhe com comportamento animal para entender por que ele está agredindo.”

“Os cães educados dessa forma ficam com traumas e descontrolados, isso não é saudável, eles não são felizes. Mas tem como voltar a uma vida saudável e social sim, com muito cuidado e muito treino, porque o cachorro aprende desde que nasce até morrer”, afirma Crisline.

Tags

Autor