O aplicativo CittaMobi, que há um ano e seis meses indica o horário dos ônibus na Região Metropolitana do Recife, está mais eficiente e de cara nova. Ganhou novas funcionalidades desde ontem para as 500 mil pessoas que o utilizam quase que diariamente. A principal delas é a ferramenta que permite ao usuário reportar problemas com a linha, o ônibus ou o ponto de parada, criando uma comunicação direta com os operadores e gestores do sistema de transporte por ônibus. Outra novidade, ainda em teste, mas que deverá entrar em operação em breve, é a possibilidade de recarga pelo app do bilhete eletrônico – o VEM, no caso da Região Metropolitana do Recife.
Essa ferramenta permitirá que os usuários comprem os créditos aproximando o smartphone do cartão de crédito. O serviço deverá ter uma taxa de conveniência semelhante à cobrada nas compras pela internet, atualmente no valor de R$ 2,45, com a vantagem que o usuário não precisará imprimir boletos e pagar com código de barra. A carga será lançada no cartão do passageiro no mesmo prazo e da mesma forma utilizadas hoje em dia: entre 24h e 48h e através da recarga embarcada, ao aproximar o bilhete dos validadores instalados nos ônibus. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não há data certa para que a funcionalidade entre em operação.
Mas a principal funcionalidade que os criadores e gestores do CittaMobi gostam de ressaltar é a ferramenta de comunicação direta com o usuário. “É uma mudança na relação com os nossos clientes, as pessoas que usam o app. Será possível fazer reports, em tempo real, de problemas na linha, no ônibus e nas paradas. Denunciar, por exemplo, se o veículo queimou a parada, se está atrasado, lotado ou sujo. Se o itinerário foi alterado, avaliar o motorista e até falar sobre a lotação e sujeira da parada. São informações extremamente importantes para os operadores do sistema. E nossa ideia é repassar essas demandas também para os gestores, no caso o Grande Recife Consórcio de Transporte, para que interajam com os usuários”, explica Cesar Olmos, um dos responsáveis pelas mudanças no CittaMobi.
As novidades não param por aí. Além de uma cara nova, mais leve e detalhada, o app também está disponibilizando ao passageiro a visão geral da parada em que ele está pelo Google Street View. Há também mais informações sobre a previsão dos veículos, com a indicação do nível do sinal de internet para comunicação entre o aplicativo e os coletivos, mapa do itinerário da linha à disposição e função de alarme para quando o ônibus chegar ao ponto de destino. E, de dentro do coletivo, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o percurso.
LEIA MAIS
Aplicativo vai informar, em tempo real, duração da viagem de ônibus
SAIBA MAIS: