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Flexibilização da quarentena terá reforço de ônibus no Grande Recife

Duzentos ônibus serão lançados a mais na operação, elevando a frota de 80% para 88% e permitindo que 184 linhas rodem com mais de 100% dos veículos

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Roberta Soares

Publicado em 31/03/2021 às 17:24 | Atualizado em 31/03/2021 às 17:46
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A flexibilização da quarentena em Pernambuco e a entrada em vigor de um novo protocolo de convivência com a covid-19 a partir desta quinta-feira (1º/4) vão provocar um novo reforço da frota de ônibus em circulação na Região Metropolitana do Recife. O objetivo do governo do Estado é minimizar a superlotação nos horários de pico da manhã e da noite. Duzentos ônibus serão lançados a mais na operação, elevando a frota de 80% para 88% e permitindo que 184 linhas rodem com mais de 100% dos veículos. A ampliação se dará em dois momentos: uma parte já a partir de quinta e o restante a partir da segunda-feira (5/4).

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a primeira e maior ampliação começará já no dia 1º, quando 171 coletivos estarão a mais nas ruas. No dia 5, outros 29 começam a rodar. Com o reforço, o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP) passará a ter praticamente 50% das linhas operando com 100% ou mais da frota. Em números exatos, serão 138 linhas a partir desta quinta (1º) e 184 na segunda-feira (5).

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Com o reforço, o STPP passará a ter praticamente 50% das linhas operando com 100% ou mais da frota. Em números exatos, serão 113 linhas a partir desta quinta (1º) e 184 na segunda-feira (5) - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

“Estamos focando onde está o problema. Esse reforço não pode ser visto apenas sob o aspecto do percentual: passou de 80% para 88%. Isso porque ele está sendo implementado exatamente nas linhas que têm as maiores demandas de passageiros e, por isso, sofrem com a superlotação nos horários de pico. Teremos linhas com mais de 150% da frota, por exemplo, como é o caso da linha TI Macaxeira/Avenida Norte”, explicou o diretor de Operações do CTM, André Melibeu.

A linha PE-15/Boa Viagem vai operar com 103% da frota, a TI Barro/TI Cajueiro Seco com 111%, a TI Macaxeira/Avenida Norte com 157%, a TI Xambá/TI Joana Bezerra com 100%, a TI PE-15/Afogados com 109%, a Jardim Brasil/TI Joana Bezerra com 100%, a TI Camaragibe/Conde da Boa Vista com 111%, a TI Camaragibe/TI Macaxeira com 111% e a TI Barro/TI Macaxeira com 120%. A melhoria do serviço nessas linhas, inclusive, também foi definida num acordo firmado com o governo do Estado para suspender temporariamente a ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública de Pernambuco e que tinha conseguido uma liminar obrigando todos os ônibus a circular com apenas 20% da capacidade de passageiros em pé.

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Onibus_WEB - artes jc

No acordo, ficou definido que os ônibus deverão sair dos terminais integrados com no máximo 20% da capacidade de usuários em pé. E que dez linhas - as de maior demanda do sistema - terão que iniciar as viagens apenas com passageiros sentados, sendo fiscalizadas ao longo do percurso. No caso dos ônibus comuns, é como se cada coletivo pudesse circular com menos de dez pessoas em pé.

Também segundo o CTM, a demanda de passageiros caiu de 63% para 46% em média durante a quarentena e deverá subir com a flexibilização. A estimativa do órgão é que chegue a 68%. “Estamos apostando nisso por causa de alguns fatores como: início de mês, uma segunda-feira após um feriado, a retomada do pagamento do auxílio emergencial e a flexibilização de funcionamento de alguns setores”, afirmou André Melibeu.

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Segundo o CTM, a demanda de passageiros caiu de 63% para 46% em média durante a quarentena e deverá subir com a flexibilização. A estimativa do órgão é que chegue a 68% - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


DEMANDA DO SISTEMA DE ÔNIBUS

Pré-pandemia - 09/03/20 - 1.266.000

Março/ 21 (antes da quarentena): 797 mil (63%)

Março/ 21 (durante a quarentena): 580 mil (46%)

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