COLUNA MOBILIDADE

Integração temporal avança no Grande Recife e chega ao TI Abreu e Lima a partir deste sábado (21)

Já são 19 dos 26 TIs com a integração que não exige espaço físico para ser feita. Expectativa agora é para a ampliação fora dos terminais

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Roberta Soares

Publicado em 16/08/2021 às 16:48 | Atualizado em 16/08/2021 às 16:52
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O processo de integração temporal segue acelerado na Região Metropolitana do Recife. A partir do próximo sábado (21/8), mais um terminal integrado de ônibus passa a operar com a tecnologia, que permite ao usuário fazer integrações por até duas horas pagando uma única tarifa, e combate a evasão de receita. Será o TI Abreu e Lima, localizado na bifurcação da BR-101 com a PE-15, quase no limite entre as cidades de Abreu e Lima e Paulista, e utilizado também pelos BRTs do Corredor Norte-Sul. Com ele, serão 19 dos 26 terminais integrado do SEI (Sistema Estrutural Integrado) a adotaram a integração temporal.



Com a mudança, o embarque em qualquer uma das 11 linhas que atendem o terminal passará a ser pela porta da frente dos ônibus com a validação do cartão VEM na catraca. Esse acesso é, exclusivamente, por meio do cartão VEM. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), outra vantagem da temporal é a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando no planejamento das linhas.

No caso do TI Abreu e Lima, a integração se dará apenas entre ônibus, já que o terminal não está integrado ao Metrô do Recife, como muitos dos TIs. O passageiro entrará no ônibus pela porta da frente, passará o cartão VEM no validador do coletivo e irá girar a catraca, antes do intervalo de duas horas.

A expectativa agora é para a ampliação da temporal para fora dos terminais, já que a tecnologia não exige espaço físico para ser implementada. Em entrevista à Coluna Mobilidade, o novo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Tomé Franca, garantiu que será o próximo passo. Lembrando que a integração temporal é feita com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Dos 26 TIs do Grande Recife, 19 já têm a tecnologia - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

ATENÇÃO

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, o passageiro deve ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração” indicando que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Passe Livre, Livre Acesso e Idoso porque já são uma gratuidade concedida pelo governo do Estado.

Transporte público: antigos problemas e velhos desafios. Essa é a missão do novo secretário de Desenvolvimento Urbano em Pernambuco

Quem ainda não tem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartões do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Abreu e Lima. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 19 já funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima.

DESCONTO INDEVIDO

No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

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