COLUNA MOBILIDADE

Recife reduz número de óbitos no trânsito e faz terceira pesquisa de Origem e Destino

Dados fazem parte do Relatório de Segurança no Trânsito do Recife. Pesquisa OD deverá ter os primeiros resultados divulgados em janeiro de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 17/09/2021 às 13:28 | Atualizado em 17/09/2021 às 13:29
Notícia
X

Para marcar a Semana Nacional de Trânsito ou Semana da Mobilidade, como muitos chamam - comemorada anualmente entre 18 e 25 de setembro -, o Recife apresentou dados nesta sexta (17/9) que mostram uma redução de 8,5% no número de mortes no trânsito entre 2019 e 2020. A capital também anunciou a realização da terceira pesquisa de Origem e Destino, levantamento estratégico para o planejamento da mobilidade urbana nas cidades. Pela terceira vez consecutiva, a pesquisa será realizada digitalmente, agora pelo aplicativo Conecta Recife.

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Trânsito brasileiro mata demais, mutila e custa muito caro

A redução de mortes foi constatada no Relatório de Segurança no Trânsito do Recife, que tem como base os registros do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat). Além dos 8,5%, a CTTU garante que a redução da fatalidade no trânsito acumulada entre 2015 e 2020 foi de 65% e que ela é constante. Do total de vítimas, 49% são pedestres e 38% são motociclistas. E 81% são homens, entre 20 e 59 anos (73%).

“Apesar da diminuição significativa de sinistros de trânsito, conquistada com muito esforço e posicionamento em defesa da segurança viária, precisamos avançar ainda mais para que nenhuma vida seja perdida em decorrência dos sinistros de trânsito", explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU. O Relatório de Segurança no Trânsito do Recife foi desenvolvido pela CTTU em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. NÃO É MAIS ACIDENTE DE TRÂNSITO. ENTENDA A RAZÃO.

PESQUISA

Além do aplicativo Conecta, a nova edição da Pesquisa Origem e Destino do Recife poderá ser preenchida no site cttu.recife.pe.gov.br. E já está liberada para a população. Em 2016, a pesquisa Origem e Destino foi realizada trazendo uma metodologia inédita desenvolvida pela equipe técnica do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), com preenchimento de formulário eletrônico que permitiu a redução brusca de custos e de tempo em relação às pesquisas anteriores, que foram realizadas em 1972 e 1997. Posteriormente, em 2018, o levantamento foi replicado, desta vez abrangendo toda a Região Metropolitana do Recife.

Na pesquisa de 2018, foram traçados 86 mil perfis de deslocamentos no Recife. Constatou-se que 62% das pessoas utilizam o transporte público coletivo como principal modo de transporte para o deslocamento ao trabalho e 42% dos que se deslocam para educação vão a pé. Este ano, serão necessárias 40 mil respostas e a estimativa para a divulgação dos resultados é janeiro de 2022.

Tags

Autor