COLUNA MOBILIDADE

Nova circulação na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife, começa a valer sábado. Veja como será

Entre as mudanças, a principal será o fim de alguns giros à esquerda que provocam congestionamentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 24/11/2021 às 13:07 | Atualizado em 26/11/2021 às 16:11
Notícia
X

As mudanças de circulação que estão sendo implantadas na área sob o viaduto da BR-101 no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, passam a valer a partir do próximo sábado (27/11) e, por isso, os motoristas que circulam na região devem ficar atentos. Entre as mudanças, a principal será o fim dos giros à esquerda que provocam congestionamentos que, nos horários de pico do dia e da noite, se estendem pela Avenida Apipucos, no bairro de Apipucos, e também pela Rua Dois Irmãos.

Giros à esquerda serão eliminados na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife. Veja como será a circulação

A área, inclusive, é um dos pontos de grande retenção no trânsito do Recife. A promessa da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é que, agora, ele será solucionado. A obra, inclusive, foi executada com recursos da iniciativa privada - o novo supermercado Atacarejo que está sendo construído na BR-101 - como uma ação mitigadora - algo obrigatório por lei e que faz bem ao desenvolvimento urbano da cidade.

A intervenção aconteceu na Rua Dois Irmãos e na Avenida da Recuperação. Com a mudança, os condutores que trafegam pela BR-101 no sentido Iputinga-Macaxeira deverão realizar o desvio pela Rua Senzala e seguir pela Rua Dois Irmãos em direção à Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem na BR-101 no mesmo sentido, mas quiserem acessar o bairro de Dois Irmãos, deverão girar à esquerda e se manter no contra fluxo, sob o Viaduto Dois Irmãos, para, então, seguir pela faixa da direita a partir do cruzamento com a Avenida da Recuperação.

ENTENDA A NOVA CIRCULAÇÃO:

ARTES JC
Mudança circulação sob Viaduto de Dois Irmãos - ARTES JC

Já aqueles condutores que vêm do bairro da Macaxeira poderão seguir pela Rua Dois Irmãos em direção ao Parque Estadual Dois Irmãos (Zoológico), em direção a Apipucos ou, ainda, retornar em direção à Macaxeira pela Avenida da Recuperação. Enquanto os motoristas que saem da Macaxeira e desejam seguir em direção ao bairro da Iputinga pela BR-101, deverão fazer o retorno pela Praça Dois Irmãos.
E aqueles que saem de Dois Irmãos e querem acessar a Avenida da Recuperação farão o giro à direita ou, ainda, poderão seguir em frente se tiverem como destino Apipucos e, à direita, para chegar à Macaxeira. O movimento de quem sai de Dois Irmãos para a Iputinga será mantido com o giro à direita.

Quem vem de Apipucos e deseja seguir em direção a Dois Irmãos deverá acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos e voltar para faixa da direita após o cruzamento com a Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem em Apipucos em direção à Iputinga deverão acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos para entrar à esquerda na Avenida da Recuperação.

GANHOS

Segundo a CTTU, as mudanças estão sendo feitas não só para dar mais fluidez à circulação na área, já que as retenções sob o viaduto são frequentes, mas também para oferecer mais segurança aos pedestres. Isso porque as travessias serão semaforizadas e ilhas de proteção foram construídas. A CTTU garante que as alterações vão beneficiar mais de 180 mil pessoas que passam no local e aumentar em 47% a capacidade viária da área. O valor do projeto, entretanto, não foi divulgado pela Prefeitura do Recife mais uma vez.

Tags

Autor