COLUNA MOBILIDADE

Giros à esquerda serão eliminados na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife. Veja como será a circulação

Obras começaram no trecho e são uma ação mitigadora realizada por um supermercado que está se instalando na região

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 14/11/2021 às 9:40 | Atualizado em 14/11/2021 às 9:46
Notícia
X

Um dos pontos de grande retenção no trânsito do Recife será solucionado pela Prefeitura do Recife com a participação da iniciativa privada na execução de uma ação mitigadora - algo obrigatório por lei e que faz bem ao desenvolvimento urbano da cidade. A área sob o viaduto da BR-101, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, será completamente alterada e, entre as mudanças, a principal será o fim dos giros à esquerda que provocam congestionamentos que, nos horários de pico, se estendem pela Avenida Apipucos, no bairro de Apipucos, e também pela Rua Dois Irmãos.

As obras já começaram e, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), seguem até o dia 25/11, quando as mudanças serão finalizadas. A intervenção acontece na Rua Dois Irmãos e na Avenida da Recuperação e está sendo executada pelo Supermercado Atacarejo, em construção na BR-101, como ação mitigadora dos impactos do futuro empreendimento. O valor do projeto, entretanto, não foi divulgado pela Prefeitura do Recife.

REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW
Trecho sob o vidauto da BR-101, em Dois Irmãos, que está em obras - REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

A CTTU diz que as mudanças irão beneficiar mais de 180 mil pessoas que passam nos carros, ônibus, bicicletas e a pé na região. Que aumentarão em 47% a capacidade viária do trecho e, por isso, facilitarão a circulação entre os bairros de Apipucos e Dois Irmãos, reduzindo pela metade o tempo de semáforo.
E, ainda, que haverá um cuidado maior com a segurança dos pedestres: duas travessias semaforizadas serão implantadas na área. Diante da ausência de maiores detalhes do projeto, a CTTU garantiu que nos próximos dias, com antecedência, a prefeitura fará uma ampla divulgação com os detalhes da nova circulação, utilizando recursos multimídias para facilitar a compreensão das mudanças.

Tags

Autor