COLUNA MOBILIDADE

Motorista com sintomas de embriaguez que atropelou pedestre em calçada no Recife ainda bateu em ciclista na fuga

Universitário foi alertado por um pedestre e conseguiu pular da bicicleta, evitando o atropelamento. Condutor ainda colidiu contra a bike

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 31/03/2022 às 16:50 | Atualizado em 31/03/2022 às 17:41
Notícia
X

O condutor que, visivelmente alcoolizado, colidiu contra um micro-ônibus do Transporte Complementar do Recife, tentou agredir o motorista e, para fugir, atropelou um pedestre sobre a calçada, por pouco não fez mais uma vítima.

O caso aconteceu na noite da terça-feira (29/3), na Rua do Futuro, bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O motorista chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado em audiência de custódia pela Justiça de Pernambuco mediante o pagamento de 15 salários mínimos (o equivalente a R$ 18 mil)

VEJA O MOMENTO DO ATROPELAMENTO:

 

 O universitário Pedro Soares, 25 anos, voltava para casa de bicicleta e quase foi atropelado pelo condutor em fuga, quando pedalava pela Avenida Santos Dumont, nos Aflitos.

O condutor do veículo Fusca, Fernando Elísio Galvão Wanderley Filho, 54 anos, teria passado pela via em alta velocidade, furado o sinal vermelho da Avenida Rosa e Silva, e colidido contra a bicicleta do universitário.

Como esperado, motorista com sinais de embriaguez que bateu em ônibus, subiu em calçada e atropelou homem no Recife é liberado pela Justiça

ACERVO PESSOAL
Ciclista Pedro Soares que por pouco não foi atropelado por motorista alcoolizado que atropelou pedestre nas Graças, no Recife - ACERVO PESSOAL

Pedro Soares, inclusive, conta que só não foi atropelado porque, segundos antes, um pedestre que fazia o mesmo trajeto que ele alertou para o veículo em alta velocidade.

“Eu nasci de novo. Posso dizer isso. Foi uma questão de segundos. Se esse rapaz não tivesse visto o carro vindo em velocidade e gritado, eu teria sido pego de surpresa por trás e, com certeza, lançado longe. Acho que estaria morto”, afirmou o jovem em conversa com o JC nesta quinta-feira (31).

A colisão aconteceu momentos depois que o universitário entrou na Avenida Santos Dumont, após aguardar o semáforo no cruzamento com a Avenida Rosa e Silva abrir.

O pedestre não identificado que salvou o jovem também fez o mesmo. Pedro Soares recorda que o condutor desenvolvia tanta velocidade que ele não conseguiu, sequer, identificar a cor do veículo.

VEJA COMO FICOU A VÍTIMA DO ATROPELAMENTO:

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
DESESPERO Com ferimentos, Paulo Henrique foi levado para a Restauração - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
ALTA Vítima passou por exames e, no dia seguinte, voltou para casa - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Vítima atropelada por condutor que colidiu com micro-ônibus e tentou fugir do local após ameaçar motorista, nas Graças. Paulo Henrique, autônomo - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

“Assim que entrei na Santos Dumont já fui ouvindo os gritos do rapaz alertando sobre o carro e mandado eu ir para a direita. Obedeci na hora, mas mesmo assim o veículo bateu na minha bicicleta e me jogou no chão”, recorda.

Pedro Soares diz que foi para casa atordoado com tudo que acabara de acontecer e, somente na manhã do outro dia (quarta-feira, dia 30) é que soube que o mesmo motorista estaria alcoolizado e tinha atropelado um pedestre para fugir da colisão contra um micro-ônibus.

Após caso Tamarineira, mais um motorista é condenado por homicídio doloso por matar ao volante em Pernambuco

“É tudo muito absurdo. Como uma pessoa pode fazer algo assim. Ele poderia ter feito mais vítimas, inclusive fatais. Ele cruzou a Rosa e Silva com o semáforo fechado”, relembra.

“Minha bicicleta está bem danificada e eu estou com medo de voltar a pedalar, confesso. É assustador pensar que um motorista como aquele pode matar pessoas que estão caminhando ou pedalando nas ruas a qualquer momento”, afirma.

Pedro Soares estuda e trabalha com tecnologia da informação e usa a bicicleta como transporte diariamente.

REPRODUÇÃO
A liberação e o arbitramento da fiança tiveram como principal fundamento o fato de que o atropelamento, mesmo o condutor estando visivelmente alcoolizado, ser tratado como crime culposo (sem intenção), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - REPRODUÇÃO

O universitário entrou em contato com a primeira vítima do caso, o autônomo Paulo Henrique, 51 anos, e vai prestar queixa sobre o atropelamento na Polícia Civil. “Tentei fazer isso hoje (quinta) na Central de Flagrantes, mas não consegui porque passou o prazo. Vou ter que ir à Delegacia de Delitos de Trânsito”.

ENTENDA O CASO

O condutor foi preso em flagrante, na noite de terça-feira (29), após bater em um micro-ônibus e, na tentativa de deixar o local, subir a calçada e atropelar uma pessoa, de 51 anos. E, de acordo com a polícia, ele apresentava sinais de embriaguez.

Na hora do crime, uma médica passava pelo local e prestou os primeiros socorros à vítima, que teve ferimentos no rosto e pelo corpo.

 

Várias imagens do ocorrido foram divulgadas em redes sociais. Nelas, é possível ver o suspeito discutindo com o motorista do micro-ônibus que ele bateu. No momento da discussão, o suspeito chega a ameaçar o (a) filho (a) do motorista.

"Eu vou mandar a cabecinha do seu filho. Não vai decorar o nome não. Você vai receber a cabecinha do seu filho. Você vai ver, meu irmão. Você vai ver. Sua filha, seu filho, vai receber sua cabecinha", afirmou o motorista. O motorista responde: "Está embriagado, tentou me agredir", no momento que registra as imagens.

Após deixar o local, o motorista agressor foi perseguido por motociclistas, que acionaram a polícia. Segundo os policiais, o suspeito se recusou a fazer o teste de alcoolemia.

O motorista foi levado para a Central de Flagrantes da Capital e, de lá, aguardou a audiência de custódia, realizada na quarta (30).

O agressor foi liberado pela Justiça de Pernambuco.

Reprodução Redes Sociais
Condutor, alcoolizado, atropela um homem nas Graças, na Zona Norte do Recife, depois de colidir com micro-ônibus, agredir motorista e tentar fugir do local - Reprodução Redes Sociais

Tags

Autor