Ônibus do Grande Recife passam a ter recarga pelo Instagram e Facebook. Veja como
Depois do WhatsApp, compra dos créditos eletrônicos do VEM ganha mais essa opção. Mas há cobrança de taxa
Os créditos do cartão VEM poderão ser comprados, agora, também pelas redes sociais. Precisamente pelo Instagram e Facebook.
A novidade foi anunciada pela Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, nesta terça-feira (12/4).
O sindicato, inclusive, afirma que a iniciativa é pioneira no País e foi pensada para ampliar a digitalização dos serviços do VEM e da rede de vendas dos créditos eletrônicos.
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Os novos canais de compras seguem a mesma lógica da venda via WhatsApp. E a mesma taxa cobrada: R$ 2,70 por recarga.
Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados.
O pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo.
Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. Esses serviços são gratuitos.
RETIRADA DOS COBRADORES
A iniciativa é uma compensação para a retirada dos cobradores dos ônibus, processo que gerou e ainda gera polêmica no Estado.
Começou em 2015, mas foi implementado sem muita transparência, sendo suspenso pelo governador Paulo Câmara (PSB) e depois retomado, também sem muita clareza.
Até que, no início da crise sanitária da covid-19, ainda em 2020, teve sua integralidade autorizada pelo governo de Pernambuco. E a dupla função dos motoristas foi oficializada.
Atualmente, apenas 18 linhas de ônibus do Grande Recife operam com o cobrador nos coletivos. O sistema tem, hoje em dia, 248 linhas em operação.
VEM PELO WHATSAPP
Em agosto de 2021, o VEM lançou a recarga e a solicitação de serviços através do WhatsApp VEM (81) 3320.2001 e, em novembro, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.
O sindicato afirma que o lançamento desses serviços digitais demonstram que o setor operacional está, sim, preocupado em modernizar o transporte e facilitar a vida do passageiro.
“O setor tem buscado o que há de mais novo no mercado para melhorar a experiência no uso de serviço de transporte público. Pretendemos digitalizar todos os serviços do VEM, evitando deslocamentos não necessários e oferecendo cada vez mais comodidade aos nossos clientes”, garantiu o diretor de inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira.