Prisão perpétua para qualquer motorista que matar no trânsito, inclusive sob efeito de álcool e droga
A decisão entrou em vigor em três dos quatro países que compõem o Reino Unido e é um divisor de águas. Juízes estão autorizados a dar sentenças com a pena máxima
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Motorista invadiu uma tabacaria na Zona Norte de São Paulo e atropelou 9 pessoas
- JC IMAGEM
Muitas pessoas vão ver a decisão como radical, injusta e até absurda. Já outros, principalmente aqueles que perderam pessoas no trânsito ou que lidam com a matança diária, vão opinar que, somente assim, com extremo rigor, é possível conscientizar os motoristas.
A decisão caberá aos juízes que atuam nos países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Escócia e País de Gales. A exceção é a Irlanda do Norte, que ficará de fora porque tem suas próprias leis de segurança rodoviária.
Até então, a pena para mortes provocadas por condutores que praticam a direção perigosa ou dirigem sob a influência de bebida ou drogas era de até 14 anos de prisão. O rigor da legislação foi proposto pela primeira vez em 2017, mas o governo desistiu. Agora, entrou em vigor na terça-feira (28/6).
A decisão caberá aos juízes que atuam nos países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Escócia e País de Gales. A exceção é a Irlanda do Norte, que ficará de fora porque tem suas próprias leis de segurança rodoviária - EUDES RÉGIS/ACERVO JC IMAGEM
LESÕES GRAVES
A nova legislação também criará uma infração quando a condução imprudente de motoristas provocar lesões graves. Lesões permanentes ou de longo prazo também serão punidas com sentenças mais duras.
O Crown Prosecution Service (CPS, o Ministério Público do Reino Unido) ainda acusará pessoas de assassinato ou homicídio culposo quando houver evidências de que um veículo foi usado como arma para matar ou cometer danos corporais graves.
"Os responsáveis agora enfrentarão a possibilidade de vida atrás das grades. Muitas vidas foram perdidas por comportamento imprudente ao volante, arrasando famílias", disse Dominic Raab, secretário de Justiça britânico (cargo equivalente ao ministro da Justiça no Brasil).
As mudanças entram em vigor como parte da Lei de Polícia, Crime, Sentenças e Tribunais. O objetivo do governo britânico é garantir que "as punições reflitam a gravidade dos crimes e o tormento que os motoristas assassinos deixam em seu rastro".
Vivemos uma guerra no trânsito. Nos últimos dez anos e também agora. Matávamos 43 mil mil pessoas por ano no Brasil, e conseguimos reduzir para 32 mil em 2019 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
MÁQUINA DE MATAR
No mundo, o trânsito mata pelo menos 1,35 milhão por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse dado, que passou a ser computado pelo “Global status report on road safety”, lançado em 2018, significa que, em média, morre uma pessoa a cada 24 segundos nas estradas brasileiras. Os sinistros de trânsito nas vias urbanas não estão incluídos na contagem.
Ou seja, o número é ainda maior. As lesões causadas pelo trânsito também são hoje a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos.
No Brasil, segundo o DataSus, foram 32 mil mortos em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19 no auge. O Brasil também tem uma média de 180 mil casos de invalidez permanente provocados pelo trânsito todos os anos.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012