COLUNA MOBILIDADE

Afogamento no Túnel do Jordão: perícia indica que motorista entrou no alagamento

Governo de Pernambuco responsabiliza vandalismo e furtos sobre inundação e CTTU garante que área estava bloqueada

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 03/08/2022 às 15:25 | Atualizado em 03/08/2022 às 15:27
Notícia
X

As primeiras perícias técnicas realizadas no veículo Honda Fit que submergiu parcialmente na manhã desta quarta-feira (3/8), no Túnel Felipe Salgado, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, matando a condutora, uma idosa de 81 anos, indicaram que a mulher tentava, de fato, fazer a travessia do equipamento.

Ou seja, o bloqueio que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garante ter feito por volta das 7h - quase duas horas antes de o Corpo de Bombeiros ter sido acionado para resgatar a vítima, já afogada e ainda no veículo quase submerso - teria sido furado.

Afogamento no Túnel do Jordão: histórico de falhas e problemas sob responsabilidade do governo de Pernambuco

Afogamento no Túnel do Jordão: governo de Pernambuco culpa vandalismo pelos alagamentos. A desculpa de sempre

A CTTU, no entanto, não informou, na nota enviada à imprensa, qual o tipo de bloqueio nem a segurança usada para impedir que ele fosse removido.

Segundo o Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC), o carro, que era automático, estava em posição "D". Ou seja, liberado, um indicativo de que a condutora entrou na água em movimento.

 

A placa dianteira também estaria ligeiramente levantada ("arrebitada”, como explicou a perícia), outro sinal de que a mulher optou por acessar o túnel.

Diante do que encontrou, a perícia concluiu que não houve um sinistro de trânsito, como um capotamento. O carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral.

O IC também confirmou no fim da manhã desta quarta que a causa da morte da mulher foi afogamento. O local também estaria descaracterizado porque os bombeiros precisaram resgatar o corpo. 

 

CONFIRA O HISTÓRICO DE PROBLEMAS DO TÚNEL DO JORDÃO

JC IMAGEM
Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão são feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) - JC IMAGEM

MAIS PROBLEMAS DO TÚNEL DO JORDÃO


RESPONSABILIDADES SOBRE O TÚNEL DA ABOLIÇÃO

O Túnel do Jordão tem dez anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.

JC IMAGEM
O IC também confirmou no fim da manhã desta quarta que a causa da morte da mulher foi afogamento. O local também estaria descaracterizado porque os bombeiros precisaram resgatar o corpo - JC IMAGEM
GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Idosa de 81 anos morreu ao tentar passar de carro pelo Túnel do Jordão, que estava alagado - GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM

Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.

CONFIRA O QUE DISSE O GOVERNO DE PERNAMBUCO

Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão, assim como da Estrada da Batalha, são feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) cuida da circulação no equipamento e é o órgão que garantiu ter isolado a área a partir das 6h59 desta quarta-feira. 

 

 

Tags

Autor