TRANSTORNO

Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a ficar alagado nesta terça (11)

Projetado para reduzir os congestionamentos no cruzamento das Avenidas Mascarenhas de Morais e Maria Irene, facilitando o acesso ao bairro do Jordão e o retorno de veículos, o túnel tem apresentado diversos transtornos em dias de chuva

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 11/05/2021 às 9:59 | Atualizado em 11/05/2021 às 10:13
Notícia
X

O Túnel Felipe Camarão, mais conhecido como Túnel do Jordão, localizado na Zona Sul do Recife, amanheceu, mais uma vez, alagado nesta terça-feira (11). Projetado para reduzir os congestionamentos no cruzamento das Avenidas Mascarenhas de Morais e Maria Irene, facilitando o acesso ao bairro do Jordão e o retorno de veículos, o túnel tem apresentado diversos transtornos em dias de chuva. Com isso, o que era para facilitar, está gerando muita dor de cabeça. 

>> Após enfrentar alagamentos constantes, Túnel do Jordão passará por obra de requalificação

Em abril, por exemplo, o equipamento registrou alagamentos em mais de duas ocasiões. Para tentar contornar o problema, o Governo de Pernambuco, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), divulgou que realizará obras de readequação no funcionamento do sistema de drenagem, iluminação e segurança remota do túnel. 

>> Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a ficar alagado 

>> Túnel do Jordão, no Recife, amanhece alagado pela 2ª vez desde conclusão de obras

Os problemas no túnel do Jordão não são novos. Entre dezembro de 2017 e o início de 2018, o túnel chegou a ser bloqueado por um mês e meio por causa de problemas estruturais. Já em 2018, foi a vez de o teto apresentar problemas, quando peças se desprenderam.

Em 2019, o programa Por Dentro com Cardinot, da TV Jornal, chegou a fazer matéria no local, falando sobre buracos, alagamentos e insegurança enfrentados no local. 

Histórico do túnel em 2021

Dia 4 de janeiro: Foi interditado por volta das 12h para manutenção do sistema de bombeamento, responsável pela drenagem da água na área interna do equipamento. A obra deveria ser finalizada no dia seguinte. 

>> Obra de manutenção interdita Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife

Dia 5 de janeiro: Continuou interditado para a execução dos serviços de manutenção. Os trabalhos terminariam na tarde do dia 5, mas, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER), por causa da complexidade dos problemas, seria necessário um prazo maior para o término do conserto das bombas. 

>> Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, continua interditado

Dia 8 de janeiro: Foi liberado e teve a circulação de veículos nas pistas.

DIVULGAÇÃO/DER-PE
Túnel do Jordão após passar por manutenção - DIVULGAÇÃO/DER-PE

>> Após passar por manutenção,Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, temtráfego liberado

Dia 11 de janeiro: O túnel alagou e comprometeu a circulação de veículos. O problema foi uma surpresa para os motoristas, já que, por quase uma semana, de 4 a 8 de janeiro, o equipamento esteve interditado justamente para a realização de trabalhos de manutenção, reposição de peças, tapa-buracos e limpeza, que prometiam sanar o acúmulo de água.

>> Dias após término de obra, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a acumular água

Dia 13 de janeiro: Amanheceu novamente alagado. Foi a segunda vez que o equipamento apresentou acúmulo de água, atrapalhando a passagens de veículos, desde a realização de reparos que prometiam sanar o problema, concluídas no dia 8. 

>> Túnel do Jordão, no Recife, amanhece alagado pela 2ª vez desde conclusão de obras

Dia 9 a 11 de abril: Registrou problemas no sistema elétrico e hidráulico.

Dia 13 de abril: O túnel amanheceu alagado.

>> Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a ficar alagado 

Dia 27 de abril: O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou Chamamento Público, de caráter emergencial, para contratação de empresa de engenharia para realizar obras de readequação no funcionamento do sistema de drenagem, iluminação e segurança remota do túnel. 

Dia 11 de maio: Amanheceu, novamente, alagado.

Tags

Autor