COLUNA MOBILIDADE

Ciclofaixa de lazer: Grande Recife ganha nova rota para bicicletas aos domingos

Equipamento terá 3 km de extensão e funcionará apenas aos domingos e quinzenalmente

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 10/08/2022 às 11:33 | Atualizado em 10/08/2022 às 15:35
DANIEL TAVARES/PCR
A nova rota cicloviária será bidirecional e protegida por cones, como é o padrão das ciclofaixas móveis de lazer - FOTO: DANIEL TAVARES/PCR
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Os ciclistas do Grande Recife vão ganhar uma nova opção de rota para pedalar aos domingos. A cidade de Olinda inaugura neste domingo (14), Dia dos Pais, a sua primeira Ciclofaixa de Lazer, projeto semelhante ao oferecido no Recife desde 2013.

O equipamento foi batizado de Ciclofaixa Operacional Marim dos Caetés e conectará o bairro de Salgadinho ao Bairro Novo. Assim como na capital, a ciclofaixa móvel - chamada assim porque é montada nas vias com cones e desfeita posteriormente - vai funcionar das 7h às 16h.

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Mas a operação será apenas aos domingos e, mesmo assim, quinzenalmente. No Recife, as rotas funcionam aos domingos e feriados nacionais.

A nova rota cicloviária de Olinda será bidirecional e terá como ponto de partida a Avenida Olinda, na altura da comunidade da Ilha do Maruim (a partir da ponte sobre o Rio Beberibe), seguindo até a ligação com a Avenida Ministro Marcos Freire, na beira-mar do Bairro Novo.

Nesse ponto, se conectará com a ciclovia da orla de Olinda, na altura do Fortim do Queijo.

SEGURANÇA E CONEXÃO DA NOVA CICLOFAIXA

Pelos 3 km de extensão, a rota vai cortar os bairros de Salgadinho, Santa Tereza, Varadouro, Carmo e Bairro Novo. A Prefeitura de Olinda diz que a Guarda Municipal estará presente no trecho para garantir a segurança dos ciclistas, já que a ciclofaixa móvel corta trechos da cidade conhecidos pela violência urbana.

Por enquanto, o novo equipamento não terá conexão com as rotas permanentes do Recife, o que poderia acontecer com uma ligação até o Eixo Cicloviário Camilo Simões.

JC Imagem
A CTTU montou um esquema especial de monitoramento de tráfego - JC Imagem

Requalificação da PE-15, no Grande Recife, mais perto. Licitação é lançada e inclui trecho da BR-101 Norte

O eixo, implantado pelo governo do Estado e conhecido pela falta de segurança no trecho em que se conecta com Olinda, começa no Bairro do Recife, segue pela Rua da Aurora e chega ao município pela Avenida Prefeito Arthur Lima Cavalcanti e a via local da Avenida Agamenon Magalhães, na altura de Campo Grande.

CUSTO DA NOVA CICLOFAIXA

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Olinda, Maxwell Behar, a nova rota móvel olindense será um grande teste para o município, que pretende criar outras opções de ciclofaixas e conectá-las aos equipamentos que já existem e cortam a cidade, como a ciclovia da PE-15, que está para ser totalmente requalificada pelo governo do Estado. 

Entre as opções de novas rotas que estão sendo analisadas está uma ligação pela Avenida Chico Science, conectando a ciclovia da beira-mar com a PE-15, na altura do bairro de Ouro Preto.

O custo da Ciclofaixa Operacional Marim dos Caetés é de R$ 100 mil até o fim de 2022. Esse valor banca a aquisição de cones e, em breve, a aquisição de novos auxiliares de trânsito - os controladores de tráfego terceirizados, como existem no Recife.

A Prefeitura de Olinda lembra aos motoristas que todas as vias por onde passará o novo equipamento - no caso as Avenidas Olinda, Sigismundo Gonçalves, e Ministro Marcos Freire - já têm velocidade máxima de 40 km/h, atendendo à determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para controle quando são implantadas ciclofaixas.

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